Manual do Utilizador do NVDA 2020.4

Traduzido pela equipa portuguesa do NVDA.

Índice

1. Introdução

Benvindo ao NVDA!

O NonVisual Desktop Access (NVDA) é um leitor de ecrã, livre e de código aberto, para o sistema operativo Microsoft Windows. As informações do programa são fornecidas através de voz sintética e/ou Braille e permitem, às pessoas com deficiência visual, em igualdade de custos com os restantes indivíduos, aceder ao computador, que está a executar o Windows. O NVDA é desenvolvido pela NV Access, com contribuições da comunidade.

1.1. Características Gerais

O NVDA permite às pessoas com deficiência visual acederem e interagirem com o sistema operativo Windows e diversas aplicações.

As características principais são:

1.2. Internacionalização

É importante que todos os indivíduos tenham o mesmo acesso às tecnologias, em qualquer parte do mundo, independentemente do idioma que falem. Para além do Inglês, o NVDA está traduzido em 54 idiomas, incluindo: Africânder, Albanês, Alemão, Alemão da Suiça, Amárico, Árabe, Aragonês, Birmanês, Búlgaro, Catalão, Checo, Chinês Tradicional e simplificado, Coreano, Croata, Dinamarquês, Eslovaco, Esloveno, Espanhol tradicional e da Colômbia, Finlandês, Francês, Galego, Grego, Georgiano, Hebraico, Holandês, Húngaro, Indiano, Irlandês, Islandês, Italiano, Japonês, Kanada, Lituano, macedónio, Mongol, Nepalês, Norueguês, Persa, Polaco, Português de Portugal, Português do Brasil, Punjabi, Quirguiz, Romeno, Russo, Sérvio, Sueco, Tailandês, Tamil, Turco, Ucraniano e Vietnamita.

1.3. Suporte de Sintetizadores de Voz

Além de fornecer as mensagens e interface em diversos idiomas, o NVDA também pode permitir ao utilizador a leitura em qualquer idioma, desde que tenha um sintetizador de voz, que o possa falar.

O NVDA inclui o eSpeak NG, um sintetizador de voz livre, de código aberto e multi-idioma.

Na secção Sintetizadores de Voz Suportados pode ser encontrada informação sobre os sintetizadores de voz suportados pelo NVDA.

1.4. Suporte de Braille

Para os utilizadores que tenham uma linha Braille, o NVDA pode transmitir a informação em braille. Também é suportada a introdução de texto, através de um teclado Braille, usando a codificação normal ou abreviada. Para além disso, o NVDA, por padrão, detecta automaticamente várias linhas Braille. Veja, por favor, a secção Linhas Braille Suportadas para obter mais informações sobre terminais Braille compatíveis.

O NVDA suporta codificação Braille para diversos idiomas, incluindo codificação para Braille literário, abreviado e de computador.

1.5. Licença e Copyright

NVDA copyright 2006-2020 Contribuidores do NVDA.

O NVDA está disponível ao abrigo do disposto na GNU General Public License (Versão 2), com duas excepções: As excepções estão definidas na documentação da license na secção "Non-GPL Components in Plugins and Drivers" and "Microsoft Distributable Code". O NVDA também inclui e usa componentes disponibilizados ao abrigo de diferentes licenças de código aberto e livre. É livre para partilhar ou alterar este software, da forma que pretender, desde que o NVDA esteja acompanhado pela respectiva licença e por todo o código-fonte modificado, que tem de estar disponível para quem o pretender. Isto aplica-se a todas as cópias, originais e modificadas, deste software, bem como a qualquer trabalho com ele relacionado.

Para mais detalhes, pode ver a licença completa. Para detalhes sobre as exceções, aceda o documento da licença no menu Ajuda do NVDA.

2. Requisitos Do Sistema

3. Obter e Instalar O NVDA

Se ainda não tem uma cópia do NVDA, pode descarregá-la da página web da NV Access.

Entre na secção "download" e encontrará o link para transferir a última versão do NVDA.

Ao executar o ficheiro descarregado, irá iniciar uma cópia temporária do NVDA. Será então questionado se deseja instalar o NVDA, criar uma cópia portátil ou apenas continuar a usar a cópia temporária.

Se planear usar sempre o NVDA no computador em que o está a executar agora, deverá escolher "instalar o NVDA". Isto permitir-lhe-á usufruir de funcionalidades adicionais como execução automática após iniciar sessão, leitura da janela de início de sessão e outras em ambiente seguro do Windows (o que não pode ser feito com cópias portáteis ou temporárias), bem como a criação automática de atalhos, no menu iniciar e no ambiente de trabalho. A partir da cópia instalada, terá a possibilidade de criar uma cópia portátil, em qualquer altura.

Se quer levar o NVDA consigo, numa pen USB ou noutro dispositivo que permita a escrita, então deverá escolher "criar uma cópia portátil". A cópia portátil é igualmente capaz de se instalar a si mesma, em qualquer computador, mais tarde. Porém, se deseja copiar o NVDA para um suporte apenas de leitura, como um CD, deverá copiar somente o pacote descarregado. A execução automática da versão portátil, a partir de dispositivos apenas de leitura, actualmente não é suportada.

Usar a cópia temporária do NVDA é também uma opção (por exemplo, com a finalidade de demonstração); contudo, iniciar sempre o NVDA deste modo poderá consumir bastante tempo.

3.1. Restrições das versões Portáteis e Temporárias

Para além da impossibilidade de arrancar automaticamente com o Windows, as cópias portáteis e temporárias do NVDA têm também as seguintes restrições:

3.2. Instalar O NVDA

Se está a instalar o NVDA directamente do pacote descarregado, pressione o botão "instalar o NVDA". Se já fechou esse diálogo ou quer instalar a partir duma cópia portátil, por favor, seleccione "instalar o NVDA", que se encontra no submenu "ferramentas", do menu do NVDA.

O diálogo de instalação que aparece confirmará se deseja instalar o NVDA e dir-lhe-á igualmente se esta instalação actualizará uma instalação anterior. Pressionando o botão "Continuar" iniciará a instalação do NVDA. Existem também algumas opções, neste diálogo, que serão seguidamente explicadas. Uma vez a instalação concluída, aparecerá uma mensagem a indicar-lhe que a instalação foi bem sucedida. Pressionando OK, neste ponto, irá reiniciar a cópia instalada do NVDA.

3.2.1. Aviso sobre extras Incompatíveis

Se tiver extras instalados, poderá haver um aviso de que os extras incompatíveis serão desativados. Antes de poder pressionar o botão "Continuar", terá de marcar a caixa de verificação para confirmar que sabe que esses extras serão desativados. Também haverá um botão para poder analisar os extras que serão desativados. Consulte a secção Extras incompatíveis para obter mais informações sobre este botão.

3.2.2. Usar o NVDA no início de sessão do Windows

Esta opção permite-lhe que escolha se o NVDA deverá ou não iniciar, automaticamente, na janela de início de sessão do Windows, antes de escrever a palavra passe. Isto também engloba as janelas de controlo de acesso do utilizador (UAC) e outras em ambiente seguro. Por padrão, esta opção está activada em novas instalações.

3.2.3. Criar Atalho no Ambiente de Trabalho (control+alt+n)

Esta opção permite-lhe escolher se deverá, ou não, ser criado um atalho, no Ambiente de trabalho, para iniciar o NVDA. Caso este atalho seja criado, permitirá igualmente iniciar o NVDA, a qualquer momento, através da combinação de teclas Control+alt+n.

3.2.4. Copiar a Configuração Portátil para a Conta do Utilizador Actual

Esta opção permite-lhe escolher se o NVDA deverá ou não copiar a configuração da cópia em execução para a configuração do utilizador actual, para a cópia instalada do NVDA. Isto não implica a cópia das configurações para quaisquer outros utilizadores, nem para a configuração de sistema usada na janela de início de sessão e outras em ambiente seguro. Esta opção apenas está disponível ao instalar a partir duma cópia portátil, e não quando se executa directamente o pacote que é descarregado.

3.3. Criar uma Cópia Portátil

Se deseja criar uma cópia portátil, directamente do pacote descarregado, simplesmente pressione o botão "Criar Cópia Portátil". Se já fechou este diálogo ou está a executar uma cópia instalada do NVDA, escolha o item "Criar uma Cópia Portátil", no submenu "ferramentas", do menu do NVDA.

O diálogo que surge permite-lhe definir onde a cópia portátil deve ser criada. Poderá ser uma pasta no seu disco rígido, ou uma localização numa Pen USB ou outro dispositivo portátil. Existe igualmente uma opção para escolher se o NVDA deverá ou não copiar a configuração do utilizador actual para ser usada na cópia portátil a ser criada. Esta opção está apenas disponível, quando está a criar uma cópia portátil a partir duma cópia instalada; mas não quando o faz a partir do pacote que descarregou. Se pressionar "Continuar", criará a cópia portátil. Uma vez terminada a criação, aparecerá uma mensagem a informá-lo que a mesma foi bem sucedida. Pressione "OK", para sair deste diálogo.

4. Começar Com O NVDA

4.1. Executar O NVDA

Se tem o NVDA instalado no computador, então executar este leitor de ecrã é tão simples como pressionar control+alt+n, ou escolher o NVDA, a partir do submenu NVDA, que se encontra nos Programas do Menu Iniciar. Também pode escrever NVDA, no diálogo Executar, e pressionar Enter. Se o NVDA estiver em execução será reiniciado. Desta maneira pode incluir algumas opções de linha de comandos que permitem sair (-q), desactivar os extras (--disable-addons), etc.

Nas versões instaladas, o NVDA guarda as configurações na pasta appdata\roaming do utilizador actual, normalmente, "C:\Users\<utilizador>\AppData\Roaming". É possível alterar o local onde o NVDA armazena as configurações para a pasta appdata\local. Consulte a secção Parâmetros do sistema para mais detalhes.

Para executar a versão portátil, vá para a pasta onde descompactou o NVDA e pressione Enter ou efectue um duplo clique esquerdo, em "nvda.exe". Se outra versão do NVDA estiver em execução, ela será terminada antes da versão portátil ser iniciada.

Assim que o software é executado, ouvirá, primeiramente, um conjunto de tons ascendentes (a informá-lo que este está a ser carregado). Dependendo da rapidez do seu computador, ou se está a executar este leitor de ecrã através de um dispositivo USB ou de outro dispositivo mais lento, poderá demorar uns momentos para iniciar. Se o NVDA estiver a demorar um tempo maior que o previsto para iniciar, será anunciado: "A carregar o NVDA. Por favor, aguarde..."

Se não ouvir nada disto, ou escutar um som de erro do Windows, ou um conjunto de sons descendentes, quer dizer que o NVDA tem um erro e necessitará, possivelmente, de comunicar a falha aos programadores. Por favor, consulte as páginas on-line do NVDA, para saber como deve proceder.

4.1.1. Diálogo de Boas Vindas

Quando o NVDA for executado pela primeira vez, ser-lhe-á apresentado um diálogo que lhe fornecerá alguma informação básica sobre a tecla modificadora do NVDA e como aceder ao menu deste leitor de ecrã. O diálogo contém ainda uma caixa combinada e três caixas de verificação. Por favor, veja as secções seguintes, para mais informações sobre estes tópicos. na caixa combinada, poderá seleccionar qual o esquema de teclado a utilizar. A primeira caixa de verificação permite-lhe definir se o NVDA utiliza o CapsLock como uma tecla modificadora do NVDA. A segunda permite-lhe especificar se o NVDA deverá ser executado automaticamente, ao iniciar sessão no Windows; esta caixa de verificação só estará disponível em cópias instaladas do NVDA. E a terceira permite-lhe definir se este diálogo de boas vindas aparecerá sempre que o NVDA for iniciado.

4.1.2. Estatísticas de utilização do NVDA

A partir do NVDA 2018.3, o utilizador é questionado se permite que a NV Access recolha estatísticas de utilização do NVDA, para ajudar a melhorar o NVDA no futuro. Ao iniciar o NVDA pela primeira vez, aparecerá uma janela a perguntar se permite o envio de dados para a NV Access enquanto usa o NVDA. Pode ler mais sobre os dados recolhidos pela NV Access em "Permitir que o projeto do NVDA recolha estatísticas de utilização do NVDA". Nota: Ao escolher "Sim" ou "não", a opção será guardada e a janela nunca mais aparecerá, a menos que reinstale o NVDA. Contudo, pode, manualmente, activar ou desactivar o processo de recolha de dados na janela de configurações do NVDA, secção Geral. Para isso, marque ou desmarque a caixa de verificação "Permitir que o projeto do NVDA recolha estatísticas de utilização do NVDA".

4.2. Acerca Dos Comandos De Teclado Do NVDA

4.2.1. A Tecla Modificadora do NVDA

A maioria dos comandos de teclado do NVDA consiste, normalmente, no pressionar da tecla modificadora do NVDA em conjunto com uma ou mais teclas. As principais excepções são, usando o esquema de teclado Desktop, os comandos de revisão do texto, que utilizam somente o bloco numérico.

O NVDA pode ser configurado para que, tanto o Insert do bloco numérico, o Insert do bloco intermédio, e a tecla Caps Lock, possam ser utilizados como teclas modificadoras do NVDA. Por padrão, tanto o Insert do bloco numérico como o Insert do bloco intermédio, são definidos como teclas modificadoras do NVDA.

Se pretender que uma das teclas modificadoras do NVDA actue com a sua função original (por exemplo, quando tiver definido o Caps Lock como uma tecla modificadora do NVDA e desejar activá-la com a sua função original), deverá pressionar a tecla duas vezes, em rápida sucessão.

4.2.2. Esquemas de Teclado

Actualmente, o NVDA vem com dois conjuntos de comandos, conhecidos como Esquemas de teclado. O esquema Desktop, para computadores de secretária, e o esquema Laptop, para computadores portáteis. Por padrão, o NVDA está definido para utilizar o esquema de Computadores de Secretária, embora possa alternar para o esquema de Computador Portátil, na secção Teclado, que pode encontrar no diálogo de configurações aberto através do Menu NVDA, "Preferências", "Configurações".

O esquema de Desktop faz uso intensivo do bloco numérico (com o NumLock desligado). Embora a maioria dos computadores portáteis não tenham um bloco numérico físico, alguns conseguem simulá-lo, mantendo pressionada a tecla FN e pressionando as letras e números, na parte direita do teclado (7 8 9 u i o j k l etc.). Se o seu computador portátil não pode fazer isto, ou não lhe permite alternar para o NumLock desligado, deverá mudar para o esquema de computador portátil.

4.3. Gestos de Toque do NVDA

Se está a executar o NVDA num dispositivo com ecrã táctil (touch screen), que esteja a correr o Windows 8 ou superior, pode também controlar o NVDA, directamente por comandos no ecrã. Enquanto o NVDA estiver em execução, e se a Interacção táctil estiver activada, toda a entrada por toques será interceptada por ele. Portanto, as acções que podem ser realizadas normalmente sem o NVDA não irão funcionar. +%kc:beginInclude Para alternar o suporte à Interacção táctil pressione NVDA+control+alt+t. Também pode activar ou desactivar o Suporte à Interacção táctil a partir da secção Interacção táctil nas configurações do NVDA.

4.3.1. Explorar o Ecrã

A acção mais básica que pode realizar, com o ecrã táctil, é anunciar o controlo ou texto em qualquer ponto do ecrã. Para fazê-lo, coloque um dedo em qualquer parte do ecrã. Pode também manter o dedo no ecrã e movê-lo, para ler outros controlos e texto, à medida que o dedo vai passando pelos vários objectos.

4.3.2. Gestos de Toque

Quando os comandos do NVDA forem descritos, mais tarde neste manual, poderá ser listado um gesto de toque que pode ser usado para activar esse mesmo comando, através do ecrã táctil. Seguem-se algumas instruções de como efectuar os vários gestos de toque, necessários para realizar os comandos do NVDA com um ecrã táctil.

Toques

Toque rapidamente no ecrã com um ou mais dedos.

Tocar uma vez, com um dedo, é conhecido simplesmente como um toque. Tocar com dois dedos, ao mesmo tempo, é um toque de dois dedos, e assim, sucessivamente.

Se o mesmo toque é realizado, uma ou mais vezes, em rápida sucessão, o NVDA irá, por outro lado, reconhecer um gesto especial de toque múltiplo. Tocar duas vezes resultará num toque duplo. Tocar três vezes resultará num toque triplo, e assim, sucessivamente. É claro que estes gestos, de toque múltiplo, também reconhecem quantos dedos foram usados, o que permite ser possível ter gestos como um toque triplo de dois dedos, ou um toque quádruplo, etc.

Varrimentos

Arraste rapidamente o seu dedo pelo ecrã.

Existem 4 gestos de varrimento possíveis, dependendo da direcção: varrer para a esquerda, varrer para a direita, varrer para cima, e varrer para baixo.

Tal como nos toques, pode ser usado mais que um dedo para realizar o gesto. Assim, gestos, como varrer para cima, com dois dedos, ou varrer, com quatro dedos, para a esquerda, são possíveis.

4.3.3. Modos de Toque

Como existem muito mais comandos do NVDA do que gestos de toque possíveis, o NVDA tem vários modos de toque, entre os quais pode alternar, tornando disponíveis certos subconjuntos de comandos. Os dois modos que existem, por agora, são o modo de texto e o modo de objectos. Certos comandos do NVDA, listados neste documento, poderão ter definido o modo de toque a que pertencem, indicado entre parêntesis, após o gesto de toque. Por exemplo: varrer para cima (modo de texto) significa que o comando será realizado, se varrer para cima, mas apenas enquanto estiver no modo de texto. Se o comando não tiver um modo associado, funcionará em qualquer deles.

Para alternar entre modos de toque, realize um toque com três dedos.

4.3.4. Teclado táctil

O teclado táctil é utilizado para escrever ou dar comandos, a partir dum ecrã táctil. Se estiver um campo de edição em foco, pode activar o teclado táctil com dois toques no ícone do mesmo na Área de notificações. Em tablets como o Microsoft Surface Pro, o teclado táctil está sempre disponível se o teclado físico não estiver ligado. Para sair do teclado táctil, dê dois toques no seu ícone ou saia do campo de edição.

Com o teclado táctil activo, para localizar as teclas, mova para o local onde ele costuma estar, ou seja, na parte inferior do ecrã, depois procure as letras deslizando um dedo pelo teclado. Após encontrar a tecla pretendida, para a pressionar, dê dois toques ou levante o dedo, consoante o que tiver seleccionado na secção Interacção táctil do diálogo "Configurações", do NVDA.

4.4. Modo de Ajuda de Entrada

Muitos comandos de teclas e toque são mencionados no resto deste manual, mas uma forma fácil de explorá-los todos é activar a ajuda de entrada.

Para activar a ajuda de entrada, pressione NVDA+1. Para a desactivar, pressione novamente NVDA+1. Enquanto estiver na ajuda de entrada, pressionar qualquer tecla ou realizar qualquer gesto de toque, fará com que seja anunciada a sua acção e descrito o que faz, (se, de facto, fizer alguma coisa). Os comandos reais não serão executados, enquanto estiver no modo de ajuda de entrada.

4.5. O Menu do NVDA

O Menu do NVDA permite-lhe definir as configurações do leitor de ecrã, aceder à ajuda, guardar/restaurar a sua configuração, alterar os dicionários de voz, aceder a ferramentas adicionais e sair do NVDA.

Para aceder ao menu do NVDA, de qualquer lugar no Windows, enquanto executa o NVDA, pressione NVDA+n, ou realize um duplo toque com dois dedos, num ecrã táctil. Também pode aceder ao mesmo através da área de notificação do Windows. Basta clicar com o botão direito no ícone do NVDA que lá se encontra, ou mova-se para a área de notificação, com a tecla Windows+B, desloque-se com a Seta Abaixo, até ao ícone deste leitor de ecrã, e pressione a Tecla Aplicações que se encontra, na maioria dos teclados, antes do Control direito. Quando o menu surgir, pode usar as setas direccionais para navegar pelo mesmo e activar um item com a tecla Enter.

4.6. Comandos Básicos do NVDA

Nome Comando de Teclado de Desktop Comando de Teclado de Laptop Toque Descrição
Iniciar ou reiniciar o NVDA Control+alt+n Control+alt+n none Inicia ou reinicia o NVDA pelo ícone na Ambiente de trabalho, se este atalho do Windows for activado na instalação do NVDA. Este é um atalho do Windows, por isso não pode ser alterado no diálogo "Definir comandos" do NVDA.
Parar a voz Control Control Toque com dois dedos Pára instantaneamente a voz
Pausar a voz shift shift nenhum Pausa instantaneamente a voz. Se pressionar novamente, recomeçará a falar, desde onde parou (se a pausa for suportada pelo sintetizador actual)
Menu do NVDA NVDA+n NVDA+n Toque duplo com dois dedos Mostra o Menu do NVDA, que lhe permite aceder às preferências, ferramentas, ajuda, etc.
Alternar entre os Modos de Voz NVDA+s NVDA+s nenhum Alterna entre os modos de voz: falar, bips e desligado.
Activar/desactivar o modo de ajuda de entrada NVDA+1 NVDA+1 nenhum Ao pressionar qualquer tecla neste modo, será anunciada a tecla e a descrição de qualquer comando do NVDA a ela associado
Sair do NVDA NVDA+q NVDA+q nenhum Sai do NVDA
Passar a próxima tecla directamente para a aplicação NVDA+f2 NVDA+f2 nenhum Indica ao NVDA para deixar passar a próxima tecla pressionada para a aplicação activa, mesmo que seja um comando do NVDA
Alternar entre activar e desactivar o modo de suspensão numa aplicação NVDA+shift+s NVDA+shift+z nenhum O modo de suspensão desactiva todos os comandos do NVDA e a saída de voz/Braille, para a aplicação actual. Isto é muito útil em aplicações que fornecem voz ou características de leitores de ecrã. Pressione este comando novamente, para desactivar o modo de suspensão.

4.7. Anunciar Informação do Sistema

Nome Comando de Teclado Descrição
Anunciar a hora/data NVDA+f12 Ao pressionar uma vez, informa a hora actual; se pressionar duas vezes, anuncia a data
Anunciar o estado da bateria NVDA+shift+b Anuncia o estado da bateria. Ex: quando a fonte de alimentação está em utilização ou a percentagem actual da bateria.
Anunciar o texto na área de transferência NVDA+c Anuncia o texto que se encontra na área de transferência, caso exista.

5. Navegar Com O NVDA

O NVDA permite-lhe explorar e navegar pelo sistema, de diversas formas, incluindo a interacção normal e a revisão.

5.1. Objectos

Cada aplicação, e até o próprio sistema operativo, é constituída por diversos objectos. Um objecto é apenas um item, tal como um bloco de texto, botão, caixa de verificação, barra deslizante, lista ou campo editável de texto.

5.2. Navegar com o Foco do Sistema

O foco do sistema, também conhecido simplesmente como foco, é o objecto que vai receber o que é pressionado no teclado. Por exemplo, se estiver a escrever num campo de texto editável, o campo de texto contém o foco.

A forma mais comum de navegar pelo Windows, com o NVDA, é simplesmente mover-se com os comandos de teclado padrão do Windows, tais como Tab e Shift+Tab, para se mover para a frente e para trás, entre controlos, pressionar Alt para aceder à barra de menus e utilizar as setas para navegar pelos menus e usar Alt+Tab para se mover entre aplicações em execução. Ao fazer isto, o NVDA transmitirá a informação sobre o objecto em foco, tal como o seu nome, tipo, valor, estado, descrição, atalho do teclado e informação da posição. Quando a funcionalidade "Realce visual" estiver ativada, a localização actual do foco do sistema também será anunciada visualmente.

Existem alguns comandos de teclado úteis quando se move com o foco do sistema:

Nome Comando de Teclado de Desktop Comando de Teclado de Laptop Descrição
Anunciar o foco actual NVDA+tab NVDA+tab Anuncia o objecto actual ou o controlo que tem o cursor do sistema. Ao pressionar duas vezes, soletrará a informação
Anunciar o título NVDA+t NVDA+t Anuncia o título da janela actualmente em execução. Ao pressionar duas vezes, soletrará a informação. Se pressionar três vezes, copiará a informação para a área de transferência
Ler a janela activa NVDA+b NVDA+b Lê todos os controlos da janela actualmente em execução (útil para diálogos)
Anunciar a Barra de Estado NVDA+end NVDA+shift+end Lê a Barra de Estado, se for encontrada. Também move o objecto de navegação para esta localização. Se pressionar duas vezes soletra a informação. Se pressionar três vezes, copiará a informação para a área de transferência

5.3. Navegar com o Cursor do Sistema

Quando o foco está sobre um objecto que permite a navegação e/ou a edição de texto, então o objecto está focado. Pode mover-se pelo texto, utilizando o cursor do sistema, também conhecido por cursor de edição.

Quando o foco está num objecto que tem o cursor do sistema, pode utilizar as setas, page up, page down, home, end, etc., para se mover pelo texto. Também pode alterar o texto, se o controlo permitir a edição. O NVDA anunciará, quando se mover por Caracter, palavra, linha e também informará se seleccionar ou desseleccionar texto.

O NVDA fornece os seguintes comandos, relativamente ao cursor do sistema:

Nome Comando de Teclado de Desktop Comando de Teclado de Laptop Descrição
Leitura Contínua NVDA+Seta Abaixo NVDA+a Inicia a leitura, a partir da posição actual do cursor do sistema, movendo-o ao longo do texto, enquanto Lê
Ler a linha actual NVDA+Seta Acima NVDA+l Lê a linha onde o cursor do sistema está posicionado actualmente. Ao pressionar duas vezes, soletra a linha. Ao pressionar três vezes, é soletrado com o alfabeto rádio internacional.
Ler o texto actualmente seleccionado NVDA+Shift+Seta Acima NVDA+shift+s Lê qualquer texto seleccionado actualmente
Anuncia as informações de formatação do texto NVDA+f NVDA+f Anuncia as informações de formatação do texto onde o cursor de inserção está localizado. Se pressionar duas vezes mostra a informação numa janela em modo de navegação
Frase seguinte alt+Seta Abaixo alt+Seta Abaixo Move o cursor para a frase seguinte e anuncia-a. (Suportado apenas no Microsoft Word)
Frase anterior alt+Seta Acima alt+Seta Acima Move o cursor para a frase anterior e anuncia-a. (Suportado apenas no Microsoft Word)

Quando estiver numa tabela, os seguintes comandos de teclado também estarão disponíveis:

Nome Comando de Teclado Descrição
Mover para a coluna anterior Ctrl+Alt+Seta Esquerda Move o cursor do sistema para a coluna anterior (permanecendo na mesma linha)
Mover para a coluna seguinte Ctrl+Alt+Seta Direita Move o cursor do sistema para a próxima coluna (permanecendo na mesma linha)
Mover para a linha anterior Ctrl+Alt+Seta Acima Move o cursor do sistema para a linha anterior (permanecendo na mesma coluna)
Mover para a linha seguinte Ctrl+Alt+Seta Abaixo Move o cursor do sistema para a linha seguinte (permanecendo na mesma coluna)

5.4. Navegação Por Objectos

Por norma, trabalhará com aplicações que usam comandos que movem o foco e o cursor. Contudo, poderá querer explorar algumas vezes a aplicação actual ou o sistema operativo, sem mover o foco ou o cursor. Também poderá querer trabalhar com objectos que não podem ser acedidos normalmente através do teclado. Para estes casos, pode usar a navegação por objectos.

A navegação por objectos permite-lhe mover-se entre objectos e obter informações sobre objectos individuais. Quando se move para um objecto, o NVDA apresenta-o de maneira semelhante à forma como dá a informação do foco do sistema. Para rever todo o texto, tal como aparece no ecrã, pode usar a revisão de ecrã.

Em vez de ter que se deslocar para trás e para a frente, entre cada objecto no sistema, os objectos estão organizados hierarquicamente. Isto significa que se deve mover para dentro de alguns objectos, para aceder aos objectos que eles contêm. Por exemplo, uma lista contém itens de lista, assim, deve mover-se para dentro da lista, a fim de aceder aos itens respectivos. Se se tiver movido para um item de lista, ao navegar para o seguinte e para o anterior, fará com que circule entre os itens dessa lista. Ao deslocar-se para o objecto que contém um item de lista, fará com que regresse à lista. Pode então mover-se para fora da lista, se pretender aceder a outros objectos. De forma similar, uma barra de ferramentas contém controlos; portanto deve mover-se para dentro da mesma, para aceder aos controlos da barra de ferramentas.

O objecto que está a ser revisto actualmente denomina-se "objecto de navegação". Após navegar para um objecto, pode rever o seu conteúdo com os comandos de revisão de texto. Quando a funcionalidade "Realce visual" estiver ativada, a localização actual do foco do sistema também será anunciada visualmente. Por padrão, a navegação de objectos acompanha o foco do sistema, embora este comportamento possa ser activado e desactivado.

Nota: O Braille seguir o objecto de navegação pode ser configurado na opção Braille segue #BrailleTether].

Para navegar pelos objectos, utilize os seguintes comandos:

Nome Comando de Teclado de Desktop Comando de Teclado de Laptop Toque Descrição
Anunciar o objecto actual NVDA+5 do bloco numérico NVDA+shift+o nenhum Anuncia o objecto de navegação actual. Se pressionar duas vezes, soletra o objecto e, se pressionar três vezes, copia nome e valor para a área de transferência
Mover para o objecto ascendente NVDA+8 do teclado numérico NVDA+shift+Seta Acima Varrer para cima (modo de objectos) Move para o objecto que contém o objecto de navegação actual
Mover para o objecto anterior NVDA4 do bloco numérico NVDA+shift+Seta Esquerda Varrer para a esquerda (modo de objectos) Move para o objecto anterior ao objecto de navegação actual
Mover para o objecto seguinte NVDA+6 do bloco numérico NVDA+shift+Seta Direita Varrer para a direita (modo de objectos) Move para o objecto seguinte ao objecto de navegação actual
Mover para o primeiro objecto descendente NVDA+2 do bloco numérico NVDA+shift+Seta Abaixo Varrer para baixo (modo de objectos) Move para o primeiro objecto contido pelo objecto de navegação actual
Mover para o objecto em foco NVDA+Menos do bloco numérico NVDA+Backspace Nenhum Move para o objecto que tem o foco do sistema actual e também posiciona o cursor de revisão na posição do cursor do sistema, se o mesmo estiver visível
Activar o objecto de navegação actual NVDA+Enter do bloco numérico NVDA+Enter Toque duplo Activa o objecto de navegação actual (semelhante ao clicar com o rato ou pressionar espaço quando o mesmo tem o foco do sistema)
Mover o foco do sistema ou o cursor para o objecto actual da revisão NVDA+Shift+Menos do bloco numérico NVDA+Shift+Backspace Nenhum Ao pressionar uma vez, move o foco para o objecto de navegação actual, ao pressionar duas vezes, move o cursor do sistema para a posição do cursor de revisão
Anunciar localização do cursor de revisão NVDA+delete do bloco numérico NVDA+delete nenhum Anuncia informação sobre a posição do texto ou objecto onde se encontra o cursor de revisão. Isto poderá incluir, por exemplo, a percentagem no documento, a distância desde a margem da página ou a posição exacta no ecrã. Pressionando duas vezes irá fornecer mais detalhes.

Nota: As teclas do bloco numérico requerem que o NumLock esteja desligado, para que possam trabalhar adequadamente.

5.5. Rever Texto

O NVDA permite-lhe ler o conteúdo do ecrã, documento ou objecto actual, por caracter, palavra ou linha. Isto é útil, principalmente em situações como a consola de comandos do Windows) onde não há um cursor do sistema. Por exemplo, poderá usá-la para rever o texto de uma mensagem, de uma informação longa num diálogo, etc.

Quando move o cursor de revisão, o cursor do sistema não o acompanha. Assim, pode analisar o texto sem perder a posição de edição. No entanto, por padrão, quando se move o cursor do Sistema, o cursor de revisão acompanha-o. Isto pode ser activado e desactivado.

Nota: O Braille seguir o cursor de revisão pode ser configurado na opção Braille segue #BrailleTether].

Os comandos seguintes estão disponíveis para a revisão de texto:

Nome Comando de Teclado de Desktop Comando de Teclado de Laptop Toque Descrição
Mover para a primeira linha em revisão shift+7 do bloco numérico NVDA+control+home nenhum Move o cursor de revisão para a primeira linha do texto
Mover para a linha anterior em revisão 7 do bloco numérico NVDA+Seta Acima Varrer para cima (modo de texto) Move o cursor de revisão para a linha anterior do texto
Anunciar a linha actual em revisão 8 do bloco numérico NVDA+shift+ponto nenhum Anuncia a linha actual do texto, onde está posicionado o cursor de revisão. Ao pressionar duas vezes, soletra a linha. Se pressionar três vezes, soletra-a, utilizando a descrição de caracteres
Mover para a próxima linha em revisão 9 do bloco numérico NVDA+Seta Abaixo Varrer para baixo (modo de texto) Move o cursor de revisão para a próxima linha do texto
Mover para a última linha em revisão Shift+9 do bloco numérico NVDA+control+end nenhum Move o cursor de revisão para a última linha do texto
Mover para a palavra anterior em revisão 4 do bloco numérico NVDA+control+Seta Esquerda Varrer para a esquerda com dois dedos (modo de texto) Move o cursor de revisão para a palavra anterior no texto
Anunciar a palavra actual em revisão 5 do bloco numérico NVDA+control+ponto nenhum Anuncia a palavra actual no texto, onde está posicionado o cursor de revisão. Ao pressionar duas vezes, soletra a palavra. Se pressionar três vezes, soletra-a, utilizando a descrição de caracteres
Mover para a próxima palavra em revisão 6 do bloco numérico NVDA+control+Seta Direita Varrer para a direita com dois dedos (modo de texto) Move o cursor de revisão para a próxima palavra no texto
Mover para o início da linha em revisão shift+1 do bloco numérico NVDA+home nenhum Move o cursor de revisão para o início da linha actual no texto
Mover para o caracter anterior em revisão 1 do bloco numérico NVDA+Seta Esquerda Varrer para a esquerda (modo de texto) Move o cursor de revisão para o caracter anterior, na linha actual no texto
Anunciar o caracter actual em revisão 2 do bloco numérico NVDA+ponto nenhum Anuncia o caracter actual na linha do texto, onde está posicionado o cursor de revisão. Se pressionar duas vezes, informa-o através da descrição de caracteres ou o respectivo exemplo. Ao pressionar três vezes, informa o valor numérico do caracter em decimal e hexadecimal
Mover para o próximo caracter em revisão 3 do bloco numérico NVDA+Seta Direita Varrer para a direita (modo de texto) Move o cursor de revisão para o caracter seguinte na linha actual do texto
Mover para o fim da linha em revisão Shift+3 do bloco numérico NVDA+end nenhum Move o cursor de revisão para o fim da linha actual do texto
Ler continuamente com a revisão Mais do bloco numérico NVDA+shift+a Varrer para baixo com três dedos (modo de texto) Lê a partir da posição actual do cursor de revisão e move-o até ao final do texto
Seleccionar e copiar a partir do cursor de revisão NVDA+F9 NVDA+F9 Nenhum Inicia o Seleccionar e copiar o texto a partir da posição actual do cursor de revisão. A função não será efectuada até que informe o NVDA até onde é que pretende copiar
Seleccionar e copiar até ao cursor de revisão NVDA+F10 NVDA+F10 Nenhum Ao pressionar a primeira vez o texto, se possível, é seleccionado até à posição do cursor. Se o cursor de inserção puder, será movido para esse local. Ao pressionar segunda vez copia o texto para a área de transferência do Windows
Mover o cursor de revisão para a posição marcada como início do bloco: NVDA+shift+f9 NVDA+shift+f9 none Move o cursor de revisão para a marca de início de texto a ser copiado ou seleccionado
Anunciar informações de formatação do texto NVDA+Shift+f NVDA+Shift+f Nenhum Anuncia a formatação do texto onde o cursor de revisão está localizado actualmente. Pressionando duas vezes, as informações serão mostradas numa janela em modo de navegação.
Anunciar substituto do símbolo actual Nenhum Nenhum Nenhum Anuncia o símbolo sob o cursor de revisão. Pressionado duas vezes, anuncia o símbolo e o texto com que é anunciado em modo de navegação.

Nota: As teclas do bloco numérico exigem que o NumLock esteja desligado, para que possam executar os comandos do NVDA.

Uma boa maneira de recordar os comandos básicos de revisão de texto, quando se usa o esquema de teclado Desktop, é imaginar que estão organizados numa grelha de três por três, de cima para baixo, por linha, palavra e caracter, e da esquerda para a direita, por anterior, actual e seguinte. A disposição é ilustrada como se segue:

Linha anterior Linha actual Próxima linha
Palavra anterior Palavra actual Próxima palavra
Caracter anterior Caracter actual Próximo caracter

5.6. Modos de Revisão

Os comandos de revisão de texto do NVDA possibilitam-lhe rever o conteúdo presente no objecto de navegação actual, documento actual, ou do ecrã, dependendo do modo de revisão seleccionado. Os modos de revisão são um substituto do conceito de revisão plana, existente anteriormente no NVDA.

Os comandos seguintes alternam entre os modos de revisão:

Nome Comando de Teclado de Desktop Comando de Teclado de Laptop Gesto Descrição
Muda para o modo de revisão seguinte NVDA+7 do bloco numérico NVDA+pageUp Varrer com dois dedos para cima Muda para o modo de revisão seguinte disponível
Muda para o modo de revisão anterior NVDA+1 do bloco numérico NVDA+pageDown Varrer com dois dedos para baixo Muda para o modo de revisão anterior disponível

5.6.1. Revisão de objecto

No modo de revisão de objecto, poderá rever apenas o conteúdo do objecto de navegação actual. Para objectos básicos, como campos de edição ou controlos de texto simples, isto será, geralmente, o seu conteúdo textual. Para outros objectos, tal poderá ser o nome e/ou valor do objecto.

5.6.2. Revisão de Documento

Quando o objecto de navegação se encontrar num documento de um navegador (por exemplo, numa página web) ou outro documento complexo contendo vários objectos (por exemplo, um documento do MS Word), será possível mudar para o modo de revisão de documento. O modo de revisão de documento permite-lhe rever todo o conteúdo do documento.

Ao mudar do modo de revisão de objecto para o modo de revisão de documento, o cursor é colocado na posição do objecto de navegação. Ao mover-se pelo documento com os comandos de revisão, o objecto de navegação é automaticamente actualizado para o objecto encontrado na posição actual do cursor de revisão.

Note que o NVDA mudará automaticamente para revisão de documento, a partir de revisão de objecto, quando se move por documentos de um navegador.

5.6.3. Revisão do Ecrã

O modo de revisão do ecrã permite-lhe rever o texto que aparece visualmente no ecrã, dentro da aplicação actual. Isto é semelhante ao modo de revisão do ecrã, ou cursor do rato, encontrado noutros leitores de ecrã para Windows.

Ao mudar para o modo de revisão do ecrã, o cursor de revisão é colocado na posição no ecrã do objecto de navegação actual. Quando se mover pelo ecrã com os comandos de revisão, o objecto de navegação é automaticamente actualizado para o objecto encontrado na posição no ecrã do cursor de revisão.

Note que, em algumas aplicações mais recentes, o NVDA poderá não reportar algum, ou todo o texto presente no ecrã, devido ao uso de novas tecnologias de desenho no ecrã, impossíveis de suportar de momento. Nestes casos, tente a navegação por objectos.

5.7. Navegar com o Rato

Quando move o ponteiro do rato, por padrão, o NVDA anuncia o texto directamente sob ele, enquanto vai sendo movido pelo ecrã. Quando suportado, o NVDA irá ler o parágrafo que engloba o texto, porém existem alguns controlos que podem apenas ser lidos por linha.

O NVDA também pode ser configurado para anunciar o tipo de controlo ou o objecto onde está actualmente o rato, conforme se movimente (ex. lista, botão etc.). Tal poderá ser útil para utilizadores totalmente cegos, porque, por vezes, o texto não é suficientemente explícito.

O NVDA fornece um modo para que os utilizadores compreendam onde está o rato, no que respeita às dimensões do ecrã, anunciando as coordenadas actuais do rato como bips sonoros. Quanto mais para cima estiver o rato no ecrã, mais aguda será a entoação dos bips. Quanto mais à esquerda ou à direita estiver o rato no ecrã, mais à esquerda ou à direita o som será tocado (assumindo-se que o utilizador tem colunas stereo ou auscultadores).

Estas funcionalidades adicionais do NVDA não se encontram activas por padrão. Se pretender utilizar as mesmas, pode configurá-las na secção configurações do rato, que pode encontrar no diálogo Configurações aberto através do Menu NVDA, "Preferências", "Configurações".

Apesar de um rato físico, ou um touchpad, terem de ser utilizados para navegar com o rato, o NVDA fornece alguns comandos relacionados com o rato:

Nome Comandos de Teclado de Desktop Comandos de Teclado de Laptop Toque Descrição
Clicar com o botão esquerdo do rato Barra do bloco numérico NVDA+Sinal de Mais nenhum Clica uma vez com o botão esquerdo do rato. O duplo clique pode ser realizado se pressionar este comando duas vezes, rapidamente
Bloquear o botão esquerdo do rato Shift+Barra do bloco numérico NVDA+control+Sinal de Mais nenhum Bloqueia o botão esquerdo do rato, na posição de pressionado. Pressione novamente para desbloqueá-lo. Para arrastar o rato, pressione esta tecla de atalho para bloquear o botão esquerdo do rato, na posição de pressionado e mova o rato quer seja fisicamente ou utilizando qualquer comando de movimento do rato
Clicar com o botão direito do rato Asterisco do bloco numérico NVDA+Acento agudo Tocar e manter Clica uma vez com o botão direito do rato
Bloquear o botão direito do rato Shift+Asterisco do bloco numérico NVDA+control+Acento agudo nenhum Bloqueia o botão direito do rato, na posição de pressionado. Pressione novamente para desbloqueá-lo. Para arrastar o rato, pressione esta tecla de atalho para bloquear o botão direito do rato, na posição de pressionado e mova o rato quer seja fisicamente ou utilizando qualquer comando de movimento do rato
Mover o rato para o objecto de navegação actual NVDA+Barra do bloco numérico NVDA+shift+m nenhum Move o rato para a localização do objecto de navegação actual e do cursor de revisão
Navegar para o objecto sob o rato NVDA+Asterisco do bloco numérico NVDA+shift+n nenhum Define o objecto de navegação para o objecto localizado na posição do rato

6. Modo de Navegação

Os documentos complexos, só de leitura, tais como páginas de Internet, são apresentados pelo NVDA, através da utilização do modo de navegação. Isso inclui documentos nas seguintes aplicações:

O modo de navegação também está disponível como opção para o Microsoft Word e Excel.

No modo de navegação, o conteúdo do documento está disponível numa representação plana e pode ser navegado com as teclas de cursor, como se se tratasse de um documento de texto normal. Todos os comandos de teclado do NVDA referentes ao cursor do sistema trabalharão neste modo; como por exemplo, leitura contínua, anunciar formatação, comandos de navegação em tabelas, etc. Quando a funcionalidade "Realce visual" estiver ativada, a localização actual do foco do sistema também será anunciada visualmente. A informação de que o texto é ou não um link, título, etc., é anunciada conforme se movimenta pelo mesmo.

Por vezes, necessitará de interagir directamente com os controlos, nestes documentos. Por exemplo, terá que fazer isto para campos de texto editável e para listas, de forma que possa escrever e usar as teclas de cursor para trabalhar com o controlo. Fá-lo-á mudando para o modo de foco, em que quase todas as teclas serão passadas para o referido controlo. Quando estiver no modo de navegação, o NVDA passará automaticamente para o modo de foco, se andar com o Tab ou clicar num controlo particular que o exija. Análogamente, ao circular com o Tab ou clicar num controlo, que não necessite do modo de foco, voltará para o modo de navegação. Também pode pressionar Enter, ou Espaço, para passar para o modo de foco, em controlos que o requeiram. Pressionando Escape, volta para o modo de navegação. Adicionalmente, poderá forçar, manualmente, o modo de foco e o mesmo continuará em efeito até que decida desactivá-lo.

Nome Comando de Teclado Descrição
Alternar entre os modos de Foco e de Navegação NVDA+Espaço Alterna entre o modo de foco e o modo de navegação
Sair do modo de foco Escape Volta para o modo de navegação, se o modo de foco foi activado manualmente ou automaticamente
Actualizar o Documento no Modo de Navegação NVDA+F5 Recarrega o conteúdo do documento actual (muito útil se determinado conteúdo está em falta no documento. Não disponível no Microsoft Word e Outlook.)
Localizar NVDA+Ctrl+F Abre uma janela, onde pode escrever texto a ser localizado no documento actual. Para mais informações, consulte Pesquisa de texto.
Localizar seguinte NVDA+F3 Localiza a próxima ocorrência de texto que já localizou no documento
Localizar anterior NVDA+Shift+F3 Localiza a ocorrência de texto anterior que já localizou no documento
Abrir descrição longa NVDA+d Abre uma nova janela, contendo uma descrição longa para o objecto, se esta existir.

6.1. Navegação por Caracter

Quando em modo de navegação, para maior rapidez, o NVDA também fornece comandos de apenas um caracter que permitem saltar para determinados campos no documento. Note que nem todos os comandos são suportados em todos os tipos de documentos.

As teclas seguintes, por si mesmas, saltam para o próximo elemento disponível. Adicionando-se a tecla Shift, faz com que saltem para o elemento anterior:

Para se mover para o início ou fim de elementos contentores como listas ou tabelas, que contêm outros elementos:

Nome Comando de Teclado Descrição
Mover para o início do contentor shift+vírgula Move para o início do contentor (lista, tabela, etc.) que contém o cursor
Mover para depois do fim do contentor Vírgula Move para depois do fim do contentor (lista, tabela, etc.) que contém o cursor

Algumas aplicações web como GMail, Twitter e Facebook usam letras como atalhos. Se quiser usar esses atalhos, mantendo a possibilidade de usar as teclas de cursor para ler em modo de navegação, pode, temporariamente, desactivar a navegação por caracter do NVDA. Para activar e desactivar a navegação por caracter para o documento actual, pressione NVDA+shift+espaço.

6.2. A Lista de Elementos

A Lista de Elementos fornece acesso a uma lista de vários tipos de elementos no documento de acordo com a aplicação. Por exemplo, em navegadores da Internet pode listar links, títulos, campos de formulário, botões ou marcas. Botões de opção permitem alternar entre os diferentes tipos de elementos. Um campo de edição também se encontra disponível na caixa de diálogo, permitindo filtrar a lista, para o ajudar a procurar um item específico na página. Uma vez escolhido um item, pode utilizar os botões fornecidos no diálogo, para se mover para, ou activar, esse item.

Nome Comando de Teclado Descrição
Lista de elementos do Modo de Navegação NVDA+F7 Activa a lista de elementos que contém links, títulos e marcas, no documento actual

6.3. Localizar texto

Este diálogo permite procurar palavras ou expressões no documento atual. No campo "Localizar", introduza o texto a pesquisar. A caixa de verificação "Maiúsculas/minúsculas" faz com que a pesquisa considere as letras maiúsculas diferentes das minúsculas. Por exemplo, com a opção "Maiúsculas/minúsculas" marcada, pode encontrar "NV Access", mas não "nv access". Use os seguintes comandos para pesquisar:

Nome Comando de Teclado Descrição
Localizar NVDA+Ctrl+F Abre uma janela, onde pode escrever texto a ser localizado no documento actual.
Localizar seguinte NVDA+F3 Localiza a próxima ocorrência de texto que já localizou no documento
Localizar anterior NVDA+Shift+F3 Localiza a ocorrência de texto anterior que já localizou no documento

6.4. Objectos Embutidos

As páginas podem incluir conteúdo enriquecido, através de tecnologias, tais como Adobe Flash, Sun JAVA, HTML5, bem como aplicações e diálogos. Quando estas são encontradas no modo de navegação, o NVDA anuncia "objecto embutido", "aplicação" ou "diálogo", respectivamente. Pode mover-se rapidamente para esses objectos, pressionando O ou Shift+O, os comandos de navegação por caracter. Pode pressionar Enter sobre esses objectos, para interagir com os mesmos. Se forem acessíveis, pode pressionar Tab para navegar por eles e interagir, como faz com qualquer outra aplicação. É fornecido um comando de teclado para voltar à página original que contém o objecto embutido:

Nome Comando de Teclado Descrição
Mover para o documento em Modo de Navegação que contém o objecto embutido NVDA+Ctrl+Espaço Move o foco para fora do objecto embutido actual e entra no documento que o contém

7. Leitura de conteúdo Matemático

Usando o "MathPlayer 4", da "Design Science", o NVDA pode ler e navegar interactivamente o conteúdo matemático suportado. Para isso, é necessário que esteja instalado o "MathPlayer 4". O "MathPlayer" está disponível, como download gratuito, em https://www.dessci.com/en/products/mathplayer/

O NVDA suporta os seguintes tipos de conteúdo matemático:

Ao ler um documento, o NVDA irá falar o conteúdo matemático suportado, onde ele aparecer. Se estiver a usar uma linha Braille, o conteúdo matemático irá também ser mostrado em Braille.

7.1. Navegação Interactiva

Se trabalha essencialmente com voz, na maioria dos casos, provavelmente irá querer examinar a expressão em pequenos segmentos, em vez de ouvir a expressão completa de uma só vez.

Se estiver no modo de navegação, pode fazer isso movendo o cursor para o conteúdo matemático e pressionando Enter.

Se não estiver em modo de navegação:

Nome Comando de Teclado Descrição
Interagir com conteúdo matemático NVDA+alt+m Inicia a interacção com o conteúdo matemático.

A partir daqui, pode usar os comandos do MathPlayer, tais como as setas, para explorar a expressão. Por exemplo, pode mover-se pela expressão, com as setas para a esquerda ou direita, e examinar uma porção da expressão, como uma fracção, com a seta para baixo. Por favor, consulte a documentação do MathPlayer para mais informações::.

Quando quiser voltar à leitura do documento, simplesmente pressione Escape.

Por vezes, o conteúdo matemático pode ser mostrado como um botão ou outro tipo de elemento que, quando activado, mostrará uma caixa de diálogo ou mais informações relacionadas à fórmula. Para activar o botão ou o elemento que contém a fórmula, pressione control + enter.

8. Braille

Se dispõe de uma linha Braille, o NVDA pode usá-la para mostrar as informações em Braille. Se a linha Braille possuir um teclado estilo Perkins, pode escrever no PC usando o código Braille normal ou abreviado. A saída Braille também pode ser mostrada no ecrã usando o Visualizador Braille, em vez de, ou ao mesmo tempo que se usa uma linha Braille.

para informações sobre os dispositivos suportados, por favor leia a secção Linhas Braille. Esta secção também contém informação sobre que linhas Braille suportam a detecção automática do NVDA. Pode configurar o Braille na secção Braille, que pode encontrar no diálogo Configurações aberto através do Menu NVDA, "Preferências", "Configurações".

8.1. Abreviaturas Braille para tipos e estados de controlos e marcas

Para que caiba o máximo de informaçãon possível na linha Braille, as seguintes abreviaturas são usadas para indicar os tipos e estados de controlos e as marcas.

Abreviatura Tipo de controlo
apl aplicação
art artigo
cit citação
bto botão
btoSus botão suspenso
btoDsl botão de deslizamento|
btoSep botão de separação
btoCom botão de comutação
leg legenda
cx combo box
cxver caixa de verificação
dlg diálogo
doc documento
edç texto editável
edPp edição de palavra passe
objEmb Objecto embutido
fig figura
notFin Nota final
notRod Nota de rodapé
gra gráfico
grp grupo
tN Título de nível n, e.g. h1, h2.
aju balão de ajuda
sec secção
lnk link
lnkv link visitado
lst lista
mnu menu
bMnu Barra de menu
btoMnu botão de menu
itMnu Item de menu
pnl painel
barPrg Barra de progressão
btoO botão de opção
barDsl Barra de deslize
sec secção
barEst Barra de estado
sep separador
tbl tabela
cN Coluna número n da tabela, por exemplo, c1, c2.
lN Linha número n da tabela, por exemplo, l1, l2.
trm terminal
barFer Barra de ferramentas
dic dica
vista em árvore
btnVá Botão de vista em árvore
itVá Item de vista em árvore
vá N Item de vista em árvore de nível N
jan Janela
- separador
mrcd conteúdo marcado

Os seguintes indicadores de estado também estão definidos:

Abreviatura Estado do controlo
... Mostrado quando um objecto suporta auto completação
⢎⣿⡱ Mostrado quando um objecto, por exemplo um botão de comutação, está pressionado
⢎⣀⡱ Mostrado quando um objecto, por exemplo um botão de comutação, não está pressionado
⣏⣿⣹ Mostrado quando um objecto, por exemplo uma caixa de verificação, está marcado
⣏⣸⣹ Mostrado quando um objecto, por exemplo uma caixa de verificação, está parcialmente marcado
⣏⣀⣹ Mostrado quando um objecto, por exemplo uma caixa de verificação, não está marcado
- Mostrado quando um objecto, por exemplo um item de vista em árvore pode ser recolhido
+ Mostrado quando um objecto, por exemplo um item de vista em árvore pode ser expandido
prot Mostrado quando um controlo ou documento protegido é encontrado
clq Mostrado quando um objecto pode ser clicado
cmt Mostrado quando existe um comentário para uma célula de uma folha de cálculo ou num bloco de texto num documento
fml Mostrado quando existe uma fórmula numa célula de uma folha de cálculo
inv Mostrado para uma entrada inválida
descL Mostrado quando um objecto (normalmente um gráfico) tem uma descrição longa
EdMl Mostrado quando o campo de edição permite múltiplas linhas, como campos de comentário em páginas Web
req Mostrado para um campo de formulário obrigatório
sl Mostrado quando um objecto, por exemplo um campo de texto, é apenas de leitura
sel Mostrado quando um objecto está seleccionado
nSel Mostrado quando um objecto não está seleccionado
ordAsc Mostrado quando o objecto é ordenado ascendentemente
ordDsc Mostrado quando o objecto é ordenado descendentemente
submnu Mostrado quando um objecto tem um popup (usualmente um sub-menu)

Finalmente, as seguintes abreviaturas para tipos de marcas foram definidas:

Abreviatura Tipo de secção
bnr banner
inf conteúdo informativo
cmp complementar
frm formulário
pri principal
nav navegação
psq pesquisa
sec secção

8.2. Escrita Braille

O NVDA suporta a introdução de texto através de um teclado Braille quer seja por Braille normal ou abreviado. Pode seleccionar a tabela Braille usando a caixa combinada Tabela de Escrita na secção Braille do diálogo Configurações do NVDA,.

Quando se usa o Braille normal, o texto é automaticamente introduzido assim que é escrito. Ao usar o Braille abreviado, o texto só é introduzido ao pressionar Espaço ou Enter, no fim de uma palavra. Note que a conversão só tem em conta a palavra Braille que está a ser escrita e não pode ter em consideração o texto já existente. Por exemplo, se estiver a usar uma tabela Braille em que os números necessitem do sinal de número, e pressionar Backspace para se mover para o fim de um número, terá de introduzir o sinal de número e o número desejado, para que seja correctamente introduzido o número pretendido.

Pressionando o ponto 7 apagará a última célula Braille ou caracter introduzido. Pressionando o ponto 8 converte o Braille abreviado e pressiona a tecla Enter. Pressionando os pontos 7 + 8 converte o Braille abreviado, mas sem introduzir um espaço ou simular a tecla Enter.

9. Visão

Apesar do NVDA ser essencialmente destinado a pessoas cegas ou deficientes visuais, que usam principalmente a voz e/ou o Braille para operar o computador,, também tem funcionalidades para alterar o conteúdo do ecrã. No NVDA, essas funcionalidades são chamadas de "Sistemas de melhoramentos visuais".

O NVDA inclui vários sistemas de melhoramentos visuais que são descritos seguidamente. Através de extras podem ser adicionados outros sistemas de melhoramentos visuais.

As configurações visuais do NVDA podem ser alteradas na secção "Visão" na janela de Configurações do NVDA.

9.1. Realce visual

O realce visual pode ajudar a identificar a posição do foco do sistema, do objecto de navegação e do cursor no modo de navegação. Essas posições são realçadas por um rectângulo desenhado com as seguintes cores.

Quando o "Realce visual" está activado, pode configurar na secção Visão na janela das configurações do NVDA, se quer, ou não, realçar o foco do sistema, o objecto de navegação ou o cursor virtual do modo de navegação #VisionSettingsFocusHighlight]

9.2. Cortina de ecrã

Para um utilizador cego, ou deficiente visual, nem sempre é possível nem necessário ver o conteúdo do ecrã. Além disso, é difícil ter a certeza que ninguém está a ver o que está a fazer. Para estas situações, o NVDA tem a funcionalidade de "Cortina de ecrã", que pode ser activada para tornar o ecrã totalmente preto.

Pode activar esta funcionalidade na secção Visão na janela das configurações do NVDA.

10. Reconhecimento de Conteúdo

Quando os autores não disponibilizam informação suficiente para que os utilizadores de leitores de ecrã possam determinar o conteúdo de um objecto, vários métodos podem ser usados para reconhecer o conteúdo de uma imagem. O NVDA suporta o Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), uma funcionalidade incluida no Windows 10 para reconhecer texto de imagens. Outros métodos de reconhecimento de conteúdo podem ser adicionados através de Extras do NVDA.

Quando usa o comando para reconhecer o conteúdo, o NVDA reconhece o conteúdo do objecto de navegação actual. por predefinição, o objecto de navegação segue o foco do sistema ou o cursor do modo de navegação, que normalmente se podem mover para onde se deseja. Por exemplo, se mover o cursor do modo de navegação para um gráfico, o reconhecimento será apenas do conteúdo do gráfico. No entanto, pode usar a navegação por objectos para efectuar o reconhecimento da janela completa da aplicação.

Após o reconhecimento estar completo, o resultado será apresentado num documento similar ao modo de navegação, permitindo ler o conteúdo com os comandos normais de leitura. Pressionar Enter ou Espaço, executará um clique no local do texto sob o cursor, se possível. Pressionar Escape, fechará o resultado do reconhecimento.

10.1. Windows 10 OCR

O Windows 10 inclui OCR para vários idiomas. O NVDA pode usá-lo para reconhecer texto de imagens ou de aplicações inacessíveis.

Pode configurar o idioma a utilizar na secção Windows 10 OCR do diálogo Configurações do NVDA. Idiomas adicionais podem ser instalados, abrindo o menu "Iniciar", escolhendo "configurações", seleccionando o separador "Hora e Idioma", depois "Região e Idioma", e, por fim, "Adicionar um idioma".

Para reconhecer o texto no objecto de navegação actual, usando o Windows 10 OCR, pressione NVDA+r.

11. Funcionalidades Específicas para Aplicações

O NVDA fornece funcionalidades adicionais para algumas aplicações, que realizam determinadas tarefas ou que dão acesso a funcionalidades que não são acessíveis, de outra forma, aos utilizadores de leitores de ecrã.

11.1. Microsoft Word

11.1.1. Leitura Automática de Títulos de Coluna e Linha

O NVDA pode anunciar automaticamente os títulos de linha e coluna, ao navegar por tabelas no Microsoft Word. Para isso é necessário que, em primeiro lugar, a opção "Anunciar títulos da linha/coluna da tabela" na secção "Formatação de Documentos" do diálogo Configurações do NVDA esteja marcada. Depois, o NVDA precisa saber que linha e coluna contém os títulos na tabela. Após mover-se para a primeira célula da coluna ou linha contendo os títulos, use um dos seguintes comandos:

Nome Comando de Teclado Descrição
Definir títulos de coluna NVDA+shift+c Ao pressionar uma vez, indica ao NVDA que esta é a primeira célula de título na linha que contém os títulos de coluna, que deverão ser automaticamente anunciados ao mover-se entre colunas abaixo desta linha. Ao pressionar duas vezes irá apagar a definição.
Definir títulos de linha NVDA+shift+r Ao pressionar uma vez, indica ao NVDA que esta é a primeira célula de título na coluna que contém os títulos de linha, que deverão ser automaticamente anunciados ao mover-se entre linhas após esta coluna. Ao pressionar duas vezes apagará a definição.

Estas configurações serão guardadas no documento como Marcas, sendo assim compatíveis com outros leitores de ecrã, como o Jaws. Assim, abrindo o documento com qualquer leitor de ecrã os títulos de linha e coluna já estarão definidos.

11.1.2. Modo de Navegação no Microsoft Word

Similarmente ao que acontece nos navegadores web, o Modo de Navegação pode ser usado no Microsoft Word, para poder usar funcionalidades como a Navegação rápida e a Lista de elementos Para alternar entre o Modo de Navegação activado ou desactivado no Microsoft Word, pressione NVDA+Espaço. Para mais informações, consulte a secção Modo de Navegação e Navegação rápida,.

11.1.2.1. A lista de Elementos

Em Modo de Navegação no Microsoft Word, pode invocar a Lista de Elementos pressionando NVDA+f7. A Lista de Elementos pode apresentar títulos, links, anotações (que inclui comentários e registo de alterações) e erros ortográficos.

11.1.3. Anúncio de Comentários

Para anunciar qualquer comentário na posição actual do cursor de inserção, pressione NVDA+alt+c. Todos os comentários ao documento, em conjunto com outros registos de alterações, podem também ser listados na Lista de Elementos do NVDA, seleccionando Anotações como Tipo.

11.2. Microsoft Excel

11.2.1. Leitura Automática de Títulos de Coluna e Linha

O NVDA pode anunciar automaticamente os títulos de linha e coluna, ao navegar por folhas do Microsoft Excel. Para isso é necessário que, em primeiro lugar, a opção "Anunciar títulos da linha/coluna da tabela" na secção "Formatação de Documentos" do diálogo Configurações do NVDA esteja marcada. Depois, o NVDA precisa saber que linha e coluna contém os títulos na tabela. Após mover-se para a primeira célula da coluna ou linha contendo os títulos, use um dos seguintes comandos:

Nome Comando de Teclado Descrição
Definir títulos de coluna NVDA+shift+c Pressionar uma vez informa o NVDA que esta linha contém os títulos de coluna, que deverão ser automaticamente anunciados ao mover-se entre colunas abaixo desta linha. Pressionar duas vezes apagará esta definição.
Definir títulos de linha NVDA+shift+r Pressionar uma vez, Informa o NVDA que esta coluna contêm os títulos de linha, que deverão ser automaticamente anunciados ao mover-se por linhas à direita desta coluna. Pressionar duas vezes, apagará a definição.

Estas configurações serão guardadas no documento como Nomes de regiões definidas, sendo, assim, compatíveis com outros leitores de ecrã, como o Jaws. Assim, abrindo o documento com outro leitor de ecrã, os títulos de linha e coluna já estarão definidos.

11.2.2. A lista de Elementos

Tal como no conteúdo Web, o NVDA proporciona, no Excel, uma Lista de Elementos que permite aceder a vários tipos de informações. Para aceder à Lista de Elementos, no Microsoft Excel, pressione NVDA+f7. Os vários tipos de informações disponíveis na Lista de Elementos são:

11.2.3. Anunciar Notas

Para anunciar qualquer nota numa célula, pressionar NVDA+alt+c No Microsoft Excel 2016, 365 ou mais recente, os comentários foram renomeados para notas. Todas as notas para a folha actual, podem ser listadas na Lista de Elementos do NVDA, pressionando NVDA+F7.

O NVDA pode providenciar um diálogo específico para introduzir ou editar a nota numa célula. O NVDA sobrepôe este diálogo ao nativo do MS Excel devido à falta de acessibilidade deste último, mas usa o mesmo comando do MS Excel. Para adicionar ou editar uma nota numa célula, pressione shift+f2.

Este comando não aparece no diálogo "Definir comandos" e, portanto, não pode ser alterado.

Nota: Também é possível abrir a região de edição de notas do MS Excel a partir do menu de contexto em qualquer célula. Isto abrirá a inacessível região de edição de notas e não o diálogo do NVDA.

No Microsoft Office 2016, 365 ou mais recente, foi adicionado um novo estilo de diálogo de comentários Este diálogo é acessível e proporciona mais funcionalidades, como responder a comentários, etc. Também pode ser aberto a partir do menu de contexto duma célula. Os comentários adicionados às células via este novo diálogo não estão relacionados com as "notas" referidas anteriormente.

11.2.4. Leitura de Células Protegidas

Se um livro, ou folha, foi protegido, pode não ser possível mover o foco para algumas células que foram bloqueadas para edição. Para permitir a navegação para células que foram bloqueadas, alterne para o Modo de Navegação, pressionando NVDA+espaço, e use os comandos normais para o Excel, como as setas, para se mover por toda a folha.

11.2.5. Campos de Formulários

As folhas do Microsoft Excel podem incluir campos de formulários. Pode aceder aos campos de formulário, usando a Lista de elementos ou f e shift+f, os comandos da Navegação por caracter para campos de formulários. Após mover-se para um campo de formulário, em Modo de navegação, pode pressionar Enter ou barra de espaços para o activar ou alternar para o Modo de foco, para poder interagir com ele, dependendo do controlo. Para mais informações sobre o Modo de navegação e navegação por caracter, veja a secção Modo de navegação.

11.3. Microsoft PowerPoint

Nome Comando de Teclado Descrição
Alterna a leitura das notas do apresentador control+shift+s Quando está a correr uma apresentação de diapositivos, este comando alternará entre ler as notas do apresentador para o diapositivo, ou o conteúdo do mesmo. Isto afecta apenas o que o NVDA lê, e não o que é mostrado no ecrã.

11.4. Foobar2000

Nome Comando de Teclado Descrição
Anunciar Tempo Restante control+shift+r Anuncia o tempo restante de qualquer faixa em execução
Anunciar tempo passado control+shift+e Anuncia o tempo passado de qualquer faixa em execução
Anunciar tempo total control+shift+t Anuncia o tempo total de qualquer faixa em execução

Nota: Os comandos acima apenas funcionam com a cadeia de caracteres de formatação por padrão para a linha de estado do Foobar.

11.5. Miranda IM

Nome Comando de Teclado Descrição
Anunciar Mensagem Recente NVDA+control+1-4 Anuncia uma das mensagens recentes, dependendo do número pressionado, por exemplo: NVDA+control+2 lê a segunda mensagem mais recente.

11.6. Poedit

Nome Comando de Teclado Descrição
Anunciar Janela de Comentários control+shift+c Anuncia quaisquer comentários na janela de comentários.
Anunciar notas para os tradutores control+shift+a Anuncia quaisquer notas para os tradutores.

11.7. Kindle para PC

O NVDA suporta a leitura e navegação em livros no "Kindle para PC", da Amazon. Esta funcionalidade está apenas disponível em livros Kindle que anunciem "Screen reader supported", o que pode verificar na página de detalhes do livro.

Para a leitura dos livros, é usado o modo de navegação. Este modo é automaticamente activado, quando abre um livro ou a área do livro é focada. As páginas são viradas automaticamente, quando move o cursor ou usa leitura contínua. Pode mudar manualmente para a página seguinte com Page Down ou para a anterior com Page Up.

A navegação por caracter é suportada para links e gráficos, mas apenas na página actual. A navegação por link também inclui as notas de rodapé.

O NVDA proporciona um suporte inicial para leitura e navegação interactiva de conteúdo matemático, para livros com conteúdo matemático acessível. Por favor, para mais informações, consulte a secção Leitura de conteúdo Matemático.

11.7.1. Selecção de Texto

O "Kindle" permite-lhe executar várias funções sobre o texto seleccionado, incluindo obter uma definição do dicionário, adicionar notas e realces, copiar o texto para a área de transferência e pesquisar na Net. Para isso, seleccione o texto, como faz normalmente no modo de navegação, usando Shift e as teclas de cursor Após ter seleccionado o texto, pressione a tecla de Aplicações ou shift+f10 para ver as opções disponíveis para essa selecção. Se pressionar a tecla de Aplicações, sem texto seleccionado, ser-lhe-ão mostradas as opções para a palavra sobre o cursor.

11.7.2. Notas do Utilizador

Pode adicionar uma nota a uma palavra ou a uma passagem do texto. Para isso, seleccione o texto, e aceda às opções conforme descrito acima. Das opções, escolha Adicionar notas.

Durante a leitura em modo de navegação, o NVDA refere-se às notas como comentários.

Para ver, editar ou apagar uma nota:

11.8. Azardi

Na tabela de livros adicionados:

Nome Comando Descrição
Enter enter Abre o livro seleccionado.
Menu de contexto aplicações Abre o menu de contexto para o livro seleccionado.

11.9. Consola Windows

O NVDA fornece suporte para a consola do Windows usada pela Linha de comandos, PowerShell, e Subsistema Windows para Linux. A janela da consola tem um tamanho fixo, tipicamente mais pequena que o buffer que contém a saída. À medida que mais texto é escrito, o conteúdo é deslocado para cima e parte do texto antigo deixa de ser visível. O texto que deixou de ser visível na janela não é acessível com os comandos de revisão de texto do NVDA. Portanto, é necessário deslocar o buffer para conseguir ler o texto. Os seguintes comandos da consola do Windows podem ser usados para rever o texto com o NVDA:

Nome Comando Descrição
Deslocar para cima control+upArrow Desloca a consola para cima para o texto anterior ficar visível.
Deslocar para baixo down control+downArrow Desloca a consola para baixo para o texto seguinte ficar visível.
Deslocar para o início control+home Desloca a consola para o início para o texto inicial ficar visível.
Deslocar para o fim control+end Desloca a consola para o fim para o texto final ficar visível.

12. Configurar O NVDA

A maioria das configurações do NVDA pode ser alterada através de diálogos acedidos através do submenu "Preferências" do menu do NVDA. Muitas dessas configurações aparecem no diálogo multi-páginas Configurações. Em qualquer dos diálogos, pressione "OK" para aceitar as alterações que tenha feito. Para dispensar alterações que possa ter feito, pressione "Cancelar" ou "Escape". Em alguns destes diálogos, pode pressionar a tecla "Aplicar", para que as alterações entrem em vigor sem fechar o diálogo. Algumas configurações podem ser feitas por atalhos, que serão indicados quando aplicáveis.

12.1. Configurações

O diálogo de Configurações do NVDA contém muitos parâmetros que podem ser alterados. Este diálogo contém uma lista com as várias secções de configuração, para seleccionar o que se quer alterar. Quando selecciona uma secção, são apresentadas, no diálogo, as respectivas opções. Estas configurações podem ser aplicadas sem fechar o diálogo, pressionando o botão "Aplicar". Se quiser guardar as suas alterações e fechar o diálogo de configurações do NVDA, deve pressionar o botão "OK".

Algumas das secções possuem teclas de atalho dedicadas. Se pressionar estas teclas de atalho abrirá o diálogo de configurações do NVDA, com a página dessa secção já seleccionada. Note que, por padrão, nem todas as secções das configurações podem ser acedidas por comandos (como por exemplo comandos de teclado, comandos de toque, etc.). Se quiser aceder a secções que não possuem atalhos dedicados, use a opção Definir comandos para adicionar um comando personalizado para essa secção.

As secções presentes no diálogo de configurações do NVDA são detalhadas seguidamente.

12.1.1. Gerais (NVDA+Control+G)

A secção "Gerais", do diálogo "Configurações" define o comportamento global do NVDA, tais como, o idioma da interface, se deve, ou não, pesquisar por actualizações no arranque, etc. A mesma contém as seguintes opções:

Idioma

Uma caixa de combinação que lhe permite seleccionar o idioma da interface do utilizador e nas mensagens deste programa. Existem diversos idiomas, contudo, a opção padrão é "Predefinição do utilizador". Esta definição indica ao software para utilizar o idioma para o qual o Windows está definido no momento.

Note, por favor, que o NVDA precisa ser reiniciado, quando alterar o idioma. Quando o diálogo de confirmação aparecer, seleccione "Reiniciar agora" ou "Reiniciar mais tarde", respectivamente se quiser usar o novo idioma agora ou mais tarde. Se pretender reiniciar mais tarde, deve guardar a nova configuração (manualmente ou usando a funcionalidade "Guardar configurações ao sair").

Guardar A Configuração ao Sair

Esta opção é uma caixa de verificação que, quando marcada, indica ao NVDA para guardar automaticamente a configuração actual, ao sair do programa.

Mostrar opções de saída ao sair do NVDA

Esta opção é uma caixa de verificação que lhe permite escolher se pretende ou não que apareça um diálogo, quando fechar o NVDA, questionando o que deseja fazer. Quando marcada, um diálogo aparecerá, ao tentar fechar o NVDA, a perguntar se deseja sair, reiniciar, reiniciar com os extras desactivados, reiniciar com o nível de registo definido para Depuração ou instalar actualização, se existir alguma por instalar. Quando desmarcada, o NVDA sairá imediatamente.

Tocar sons ao iniciar e sair do NVDA

Esta opção é uma caixa de verificação que, quando marcada, indica ao NVDA para tocar sons, ao iniciar e terminar.

Nível de registo

Esta é uma caixa de combinação que lhe permite seleccionar a quantidade de informação que o NVDA coloca no registo, quando está em execução. Geralmente, os utilizadores não necessitam de alterar isto, para que não seja registada demasiada informação. Contudo, se pretender fornecer informação para relatar um erro, ou activar/desactivar completamente o registo, esta poderá ser uma opção útil.

Os níveis de registo disponíveis são:

Iniciar o NVDA automaticamente depois de iniciar cessão no Windows

Se esta opção estiver marcada, o NVDA arrancará, automaticamente, assim que iniciar sessão no Windows. Esta opção só está disponível nas cópias instaladas do NVDA.

Usar o NVDA no início de sessão do Windows

Caso inicie cessão no Windows, fornecendo o nome de utilizador e password, ao marcar esta opção, permitirá que o NVDA arranque automaticamente, durante o processo de autenticação, quando o Windows é executado. Esta opção só está disponível nas cópias instaladas do NVDA.

Utilizar as configurações actualmente guardadas durante o início de sessão e janelas em ambientes seguro (requer privilégios de administrador)

Ao pressionar este botão, copia a configuração, previamente guardada, do utilizador actual, para o directório da configuração do sistema deste leitor de ecrã, de forma que o NVDA irá utilizá-la, quando estiver a correr na janela de autenticação, Controlo de Conta do Utilizador (UAC), e outras em ambiente seguro do Windows. Para se certificar que todas as suas configurações são transferidas, verifique, em primeiro lugar, se guarda a sua configuração com NVDA+Ctrl+C ou através do respectivo item do Menu do NVDA. Esta opção só está disponível nas cópias instaladas do NVDA.

Verificar automaticamente actualizações para o NVDA

Se esta opção estiver activa, o NVDA irá verificar automaticamente se existem versões mais actuais do programa, e informá-lo-á, quando uma actualização estiver disponível. Também pode verificar manualmente por actualizações seleccionando "Verificar actualização..." no menu "Ajuda" do NVDA. Ao verificar por actualizações,, quer manualmente, quer automaticamente, o NVDA necessita de enviar ao servidor de actualizações algumas informações para poder certificar-se que recebe a versão correcta. As seguintes informações são sempre enviadas:

Permitir que o projeto do NVDA recolha estatísticas de utilização do NVDA

Se esta opção estiver activada, a NV Access usará a informação obtida pela verificação de actualizações para determinar o número de utilizadores do NVDA, incluindo informações como sistema operativo, e país de origem. Note que apesar do seu endereço IP ser usado para determinar o seu país, ele nunca é guardado. Para além das informações obrigatórias para a selecção da actualização, as seguintes informações adicionais também serão enviadas:

Esta informação ajudará a NV Access a prioritizar o desenvolvimento futuro do NVDA.

Anunciar actualização pendente no arranque

Se esta opção estiver activa, e se houver uma actualização pendente para instalação, o NVDA informará, ao arrancar, a sua existência e oferecerá uma opção para a instalar. Também poderá proceder à instalação, manualmente, através do menu de "saída", do NVDA, se activado, pelo menu do NVDA ou ao proceder à verificação de actualizações pela opção "Ajuda", do menu do NVDA.

12.1.2. Voz (NVDA+Ctrl+V)

Esta secção permite-lhe seleccionar o sintetizador e as características da voz do sintetizador escolhido. Para uma alternativa mais rápida de controlar os parâmetros de voz, a partir de qualquer local, por favor, consulte a secção Anel de configurações de Voz.

Nesta secção encontramos as seguintes opções:

Alterar Sintetizador

O primeiro controlo focado nesta secção informa-nos do sintetizador que está em uso. O segundo é um botão, "Alterar", que activa o diálogo Seleccionar sintetizador, que lhe permite seleccionar o sintetizador, o dispositivo de saída e o nível de diminuição do volume. Quando aberto a partir do diálogo Configurações, será sobreposto a este. Nesta situação, quer guarde ou cancele as alterações, voltará ao diálogo de configurações.

Voz

Esta opção é uma caixa de combinação, que lista todas as vozes do sintetizador que está, actualmente, a ser utilizado. Pode utilizar as setas, para ouvir os diversos itens. As setas Acima e Esquerda sobem pela lista, enquanto as Setas Abaixo e Direita descem pela lista.

Variante

Se está a utilizar o eSpeak NG que acompanha o NVDA, esta é uma caixa de combinação que lhe permite seleccionar a Variante do sintetizador, com a qual este deve falar. As variantes do eSpeak NG são parecidas com as vozes, mas proporcionam atributos ligeiramente diferentes da voz principal. Algumas variantes irão soar como um homem, outras como uma mulher e outras, ainda, como um sapo. Se usar outro sintetizador, talvez também possa configurar a variante, se o sintetizador possuir essa configuração.

Velocidade

Esta opção permite-lhe alterar a velocidade da voz. Trata-se de uma barra deslizante, que vai de 0 a 100 (sendo 0 a velocidade mais lenta e 100 a mais rápida).

+==== Turbo de voz ====[SpeechSettingsRateBoost] Activando esta opção aumentará, significativamente, a velocidade da voz, se tal for suportado pelo sintetizador.

Entoação

Esta opção permite-lhe alterar a entoação da voz actual. Trata-se de uma barra deslizante, que vai de 0 a 100 (sendo 0 a entoação mais grave e 100 a mais aguda.

Volume

Esta opção é uma barra deslizante, que vai de 0 a 100 (sendo o 0 o volume mais baixo e 100 o mais alto).

Inflexão

Uma barra deslizante que lhe permite escolher a inflexão (subida e descida da entoação) que o sintetizador irá utilizar para falar. (Até ao momento, somente o eSpeak NG fornece esta funcionalidade).

Alterar o idioma, automaticamente (quando suportado)

Esta caixa de verificação permite-lhe definir se o NVDA deverá, ou não, mudar o idioma do sintetizador enquanto fala, caso o texto que esteja a ser lido especifique o seu idioma. Esta opção está activa, por padrão.

Alterar o dialecto, automaticamente (quando suportado)

Se a opção "Alterar o idioma automaticamente" estiver activa, esta caixa de verificação permite-lhe definir se o dialecto também deverá ser alterado, ou se serão efectuadas apenas alterações de idioma propriamente dito. Por exemplo, se estiver a ler, com uma voz para o português de Portugal, mas um documento indicar que um pedaço de texto está em português do Brasil, se esta funcionalidade estiver activa, o sintetizador irá mudar de sotaque. Esta opção está desactivada, por padrão.

Nível de Pontuação / Símbolo

Comando: NVDA+P

Esta opção permite-lhe escolher que pontuações e outros símbolos deverão ser anunciados como palavras. Por exemplo: quando definido para todo, todos os símbolos serão anunciados como palavras, ou seja, um ponto será mesmo anunciado como ponto. Esta opção aplica-se a todos os sintetizadores, e não apenas ao sintetizador actualmente activo.

Usar o idioma da voz ao processar caracteres e símbolos

Activada por padrão, esta opção indica ao NVDA se deve usar o idioma da voz actual para processar a leitura de símbolos e caracteres, incluindo sinais de pontuação. Se quiser que o NVDA não leia a pontuação no idioma da voz, para um determinado sintetizador ou voz, pode desactivar esta funcionalidade para forçar o NVDA a usar o idioma da interface.

Incluir dados do Unicode Consortium (incluindo emoji) ao processar caracteres e símbolos

Quando esta caixa de verificação está marcada, o NVDA incluirá símbolos adicionais pronunciation dictionaries when pronouncing characters and symbols. Esses dicionários contêm descrições para símbolos (principalmente emoji) fornecidas pelo Consórcio Unicode como parte do seu Common Locale Data Repository. Se quiser que o NVDA fale as descriçõess dos emojis desta base de dados, deve activar esta opção. Contudo, se estiver a utilizar um sintetizador que já suporte anunciar as descrições dos emojis, pode preferir desactivar esta opção.

Note que descrições adicionadas ou editadas manualmente são guardadas nas suas configurações. Por isso, se alterar a descrição dum emoji, essa descrição será sempre falada, mesmo com esta opção desactivada. Pode adicionar, editar ou remover descrições de símbolos no diálogo "Pronúncia de pontuação e símbolos" do NVDA.

Para alternar entre anunciar ou não os Unicode Consortium data a partir de qualquer local pode atribuir um comando utilizando a janela "Definir comandos" #InputGestures].

Alterar a Percentagem da Entoação para Letras Maiúsculas

Este campo de edição permite-lhe definir a alteração da entoação da voz, que irá ser usada para falar uma letra maiúscula. Este valor é uma percentagem, em que um valor negativo baixa a entoação e um valor positivo aumenta-a. Para que não haja variação, introduza 0. Normalmente, o NVDA aumenta, ligeiramente, o tom, para sinalizar uma letra maiúscula, mas alguns sintetizadores não suportam essa funcionalidade. No caso da mudança de entoação não ser suportada, considere a utilização de "Anunciar "Maiúscula" Antes De Letras Maiúsculas" ou "Reproduzir "bip" para maiúsculas" para diferenciar maiúsculas de minúsculas.

Anunciar "Maiúscula" Antes De Letras Maiúsculas

Esta opção é uma caixa de verificação que, quando marcada, indica ao NVDA para que anuncie a palavra "maiúscula" antes de qualquer letra maiúscula, quando falada como um caracter individual, por exemplo, ao soletrar.

Reproduzir "bip" para maiúsculas

Se esta caixa de verificação estiver marcada, o NVDA produzirá um pequeno bip, cada vez que encontrar um Caracter maiúsculo.

Usar Funcionalidade de Soletrar, se Suportado

Algumas palavras são constituídas apenas por um caracter, porém a pronúncia é diferente, dependendo se o caracter está a ser falado como um caracter individual (por exemplo, ao soletrar) ou como uma palavra. Por exemplo, em português, "a" é tanto uma letra como uma palavra, e é pronunciado de maneira diferente em cada caso. Esta opção permite que o sintetizador diferencie estes dois casos, se suportar tal funcionalidade. A maioria dos sintetizadores tem esse suporte.

Esta opção deverá, em geral, estar activa. Todavia, alguns sintetizadores suportados via Microsoft Speech API não implementam correctamente esta funcionalidade e comportam-se de maneira estranha. Se estiver a ter problemas com a pronúncia de alguns caracteres individuais, desactive esta opção.

12.1.3. Seleccionar Sintetizador (NVDA+control+s)

O diálogo "Seleccionar Sintetizador" pode ser aberto usando o botão "Alterar..." da secção "Voz" do diálogo de configurações e permite-lhe seleccionar qual o sintetizador que o NVDA utilizará para falar. Uma vez que tenha seleccionado o sintetizador à sua escolha, pode pressionar "Ok" e o NVDA carregará o Sintetizador seleccionado. Se existir um erro ao carregar o sintetizador, o NVDA notificará com uma mensagem e continuará a usar o sintetizador anterior.

Sintetizador

Esta opção permite-lhe escolher o sintetizador que pretende utilizar para a saída de voz do NVDA.

Para obter uma lista dos sintetizadores que o NVDA suporta, consulte a secção Sintetizadores de Voz Suportados.

Um item especial que aparece sempre nesta lista é "Sem voz" e permite que use o NVDA sem saída de voz. Isto pode ser útil para alguém que deseja utilizar o NVDA somente com Braille, ou talvez para os programadores com visão, que só pretendem usar o Visualizador de discurso.

Dispositivo de Saída

Esta opção permite-lhe escolher a placa de som que o NVDA indicará ao sintetizador seleccionado para usar.

Modo de Diminuição do Volume

Comando: NVDA+shift+d

No Windows 8 e superiores, esta opção permite definir se o NVDA deve diminuir o volume das outras aplicações, enquanto o NVDA está a falar ou sempre que o NVDA está em execução.

Esta opção só está disponível se o NVDA estiver instalado. Não é possível suportar o Modo de diminuição do volume, para cópias portáteis ou temporárias do NVDA.

12.1.4. Anel de configurações de Voz

Se pretender alterar, rapidamente, as configurações de voz, sem ir à secção "Voz" do diálogo de "configurações", existem alguns comandos do NVDA que permitem modificar algumas das configurações de voz mais comuns, em qualquer altura:

Nome Comando de Teclado de Desktop Comando de Teclado de Laptop Descrição
Mover para a próxima definição de voz NVDA+control+Seta Direita NVDA+shift+control+Seta Direita Move para a seguinte definição de voz disponível depois da actual, circulando para a primeira definição de voz, depois de atingir a última
Mover para a definição de voz anterior NVDA+control+Seta Esquerda NVDA+shift+control+Seta Esquerda Move para a anterior definição de voz disponível depois da actual, circulando para a primeira definição de voz, depois de atingir a última
Aumentar a definição de voz actual NVDA+control+Seta Acima NVDA+shift+control+Seta Acima aumenta a definição de voz actual. Por exemplo: aumenta a velocidade, escolhe a voz seguinte, aumenta o volume
Diminuir a definição de voz actual NVDA+control+Seta Abaixo NVDA+shift+control+Seta Abaixo Diminui a definição de voz actual. Ex: diminui a velocidade, escolhe a voz anterior, diminui o volume

12.1.5. Braille

A secção Braille, do diálogo de configurações do NVDA, contém os parâmetros referentes às linhas Braille. Esta secção contém as seguintes opções:

Alterar Linha Braille

O botão "Alterar..." na secção Braille das configurações do NVDA activa o diálogo Seleccionar Linha Braille, que permite seleccionar a linha Braille a usar. Quando aberto a partir do diálogo "Configurações", será sobreposto a este. Nesta situação, quer guarde ou cancele as alterações, voltará ao diálogo de configurações.

Tabela de Leitura

A opção seguinte nesta secção é uma caixa de combinação para seleccionar a tabela Braille utilizada na leitura da informação. Nesta caixa de combinação encontrará tabelas para diferentes idiomas e tipos de Braille. A tabela seleccionada será usada para converter texto em Braille, para ser mostrado na sua linha Braille. Pode mover-se de tabela Braille em tabela Braille, na lista, utilizando as Setas.

Tabela de Escrita

Complementando a opção anterior, o próximo controlo é a caixa combinada "Tabela de escrita". A tabela escolhida será usada para converter o Braille introduzido, através do teclado Braille da sua linha, em texto. Pode mover-se de tabela Braille em tabela Braille, na lista, utilizando as Setas.

Note que esta opção só é útil se a sua linha Braille tiver um teclado Braille e esta funcionalidade for suportada pelo respectivo driver. Se, apesar de ter teclado Braille, a escrita Braille não for suportada pela linha, isto será declarado na secção Linhas Braille Suportadas.

Expandir Para Braille De Computador Palavras Sobre O Cursor

Esta opção permite que a palavra que está sob o cursor apareça em Braille de computador não contraído.

Mostrar Cursor

Esta opção permite activar ou desactivar o cursor braille. Aplica-se ao foco do sistema e ao cursor de revisão, mas não ao indicador de selecção.

Intermitência do Cursor

Esta opção permite definir se o cursor Braille pisca ou não. Se a intermitência estiver desactivada, o cursor Braille ficará com os pontos sempre em cima. A indicação de selecção não é afectada por esta opção, é sempre feita com os pontos 7 e 8, sem piscar.

Velocidade de intermitência do Cursor (ms)

Esta opção é um campo numérico que lhe permite alterar a velocidade de intermitência do cursor, em milésimos de segundo.

Aparência do Cursor para o Foco

Esta opção permite escolher a aparência (esquema de pontos) do cursor Braille, quando definido para seguir o foco. A indicação de selecção não é afectada por esta opção, é sempre feita com os pontos 7 e 8, sem piscar.

Aparência do Cursor para o Cursor de Revisão

Esta opção permite escolher a aparência (esquema de pontos) do cursor Braille, quando definido para seguir o cursor de revisão. A indicação de selecção não é afectada por esta opção, é sempre feita com os pontos 7 e 8, sem piscar.

+==== Show Messages ====[BrailleSettingsShowMessages] Uma caixa de combinação que permite definir se o NVDA deve mostrar as mensagens em Braille e quando elas devem desaparecer automaticamente.

Tempo de Permanência de Mensagens (seg)

Esta definição é um campo numérico que controla durante quantos segundos são apresentadas as mensagens do sistema, na linha Braille. A mensagem do NVDA é imediatamente descartada ao pressionar um cursor de toque da linha Braille, mas reaparece ao pressionar um comando que accione a mensagem. Esta opção só é mostrada se a opção "Mostrar Mensagens" estiver definida para "Usar tempo de permanência".

Braille Segue

Comando: NVDA+Ctrl+T

Esta opção permite-lhe escolher se a linha Braille seguirá o foco do sistema,/cursor de inserção, o objecto de navegação / cursor de revisão ou ambos. Se seleccionar Automaticamente, o NVDA, por padrão, seguirá o foco do sistema. Mas, quando a posição da navegação por objectos ou da revisão é alterada, por acção directa do utilizador, o NVDA seguirá temporariamente o cursor de revisão, até que o foco do sistema seja alterado. Se pretender que o Braille siga sempre o cursor e o foco do sistema, deve definir o Braille segue: para "Cursor do sistema". Assim, o Braille não seguirá a navegação por objectos e a revisão de texto. Se pretender que o Braille siga apenas a navegação por objectos e a revisão de texto, deve definir o Braille segue: para "Cursor de revisão". Assim, o Braille não seguirá o foco e o cursor do sistema,.

Ler por Parágrafo

Se activada, o Braille será mostrado por parágrafos em vez de linhas. Também, em consonância, os comandos de linha seguinte e anterior moverão o texto por parágrafo. Isto significa que não terá que deslocar o conteúdo no final de cada linha, mesmo que mais texto caiba na linha braille. Tal poderá permitir uma leitura mais fluente de grandes quantidades de texto. Está desactivada por padrão.

Evitar dividir palavras quando possível

Se esta opção estiver activada, uma palavra, que não seja possível representar totalmente no fim da linha, não será cortada. Em vez disso, haverá espaços em branco no fim da linha. Quando se deslocar para a próxima linha, poderá ler a palavra inteira. Esta funcionalidade também pode ser chamada "translineação". Se a palavra, sozinha, for maior que a linha, terá de ser dividida.

Se esta opção estiver desactivada, será mostrado o máximo possível da palavra e o resto será cortado. Quando se deslocar para a próxima linha, poderá ler o resto da palavra.

Se activar esta opção, poderá ter uma leitura mais fluída, mas geralmente obriga a mais movimentações da linha.

Apresentação do contexto do foco

Esta opção permite escolher que informação de contexto o NVDA mostrará, na linha Braille, quando um objecto recebe o foco. A informação de contexto refere-se à hierarquia do objecto que contém o foco. Por exemplo, quando é focado um item de lista, ele faz parte de uma lista. Essa lista fará parte de uma janela, etc. Por favor, consulte a secção Navegação por objectos para mais informações sobre a hierarquia aplicada aos objectos no NVDA.

Quando definido para "Mostrar máximo de alterações de contexto", o NVDA tentará mostrar, na linha Braille, o máximo possível das informações de contexto que tenham sido alteradas. No exemplo acima, significa que quando uma lista é focada, o NVDA mostrará o item da lista, na linha Braille, a partir do lado direito. E, se houver espaço à esquerda na linha Braille, o NVDA completará com a informação de que faz parte da lista, da janela, etc. Ao deslocar-se pela lista com as setas, o NVDA assume que você sabe que ainda está na lista. Assim, para os restantes elementos da lista, o NVDA apenas mostrará a informação de qual o item que está focado. Se quiser ler a informação de contexto, ou seja, que o item pertence a uma lista, e esta a uma janela, terá que deslocar a linha Braille para a esquerda.

Quando esta opção está definida para "Mostrar sempre o máximo de informações de contexto", o NVDA tentará sempre mostrar o máximo possível das informações de contexto, independentemente de já ter recebido essa informação. Isto tem a vantagem do NVDA mostrar sempre o máximo possível de informação, na linha Braille. Mas também tem a desvantagem de o nome dos vários itens da lista não aparecer sempre no mesmo local da linha Braile. Isto torna difícil a leitura de uma lista, pois é necessário procurar sempre onde está o nome do item em foco. Este era o comportamento padrão do NVDA até à versão 2017.2.

Se definir a Apresentação do Contexto do Foco para "Mostrar apenas informação de contexto, ao deslocar a linha para a esquerda", o NVDA numca mostrará a informação de contexto na linha Braille. Deste modo, o NVDA mostrará apenas o item da lista. Assim, se quiser ler a informação de contexto, ou seja, que o item pertence a uma lista, e esta a uma janela, terá que deslocar a linha Braille para a esquerda.

Se quiser alterara Apresentação do contexto do Foco, rapidamente e em qualquer altura, por favor defina um comando através da opção Definir comandos.

12.1.6. Seleccionar Linha Braille (NVDA+control+a)

O diálogo "Seleccionar linha Braille", que pode ser aberto activando o botão "Alterar..." na secção Braille das configurações do NVDA, permite escolher a linha Braille a ser usada. Após escolher a sua linha Braille, pode pressionar "OK" e o NVDA carregará os respectivos drivers. Se houver um erro, ao carregar o driver, o NVDA notificará com uma mensagem e continuará a usar o dispositivo anterior, ou continuará sem Braille.

Linha Braille

Esta caixa combinada contém diversas opções, que dependem dos drivers de linhas Braille disponíveis no seu sistema. Utilize as setas para se mover pelas mesmas.

A primeira opção, "Automático", indica ao NVDA para pesquisar, em segundo plano, pelos vários modelos de linha Braille suportados pela detecção automática. Com esta funcionalidade activa, se ligar ao computador uma linha Braille suportada, via USB ou Bluetooth, o NVDA irá, automaticamente, activá-la.

O item "Sem Braille" significa que não será utilizado Braille.

Por favor, consulte a secção Linhas Braille para obter mais informações sobre as linhas Braille suportadas, e quais delas suportam a detecção automática em segundo plano.

Porta

Esta opção, se disponível, permite escolher que porta, ou tipo de ligação, será usada para comunicar com a linha Braille que seleccionou. É uma caixa combinada, contendo as opções possíveis para a sua linha Braille.

Por padrão, o NVDA utiliza a detecção automática da porta, o que significa que a ligação com a linha Braille será automaticamente estabelecida, após pesquisa das ligações disponíveis no sistema, quer sejam USB ou Bluetooth. Contudo, para algumas linhas Braille, pode explicitamente escolher qual a porta a ser usada. As opções são: "Automática", que indica ao NVDA para usar a detecção automática da porta; "USB", "Bluetooth" e "portas série", dependendo do tipo de comunicações suportadas pelo dispositivo Braille.

Esta opção não aparecerá, se a sua linha Braille apenas suportar a detecção automática.

Pode consultar a informação sobre a sua linha Braille na secção Linhas Braille Suportadas para mais detalhes dos tipos de comunicação suportados e portas disponíveis.

12.1.7. Visão

A secção "Visão" das configurações do NVDA permite activar, desactivar e configurar as Ajudas visuais.

Note que as opções disponíveis nesta secção podem ser aumentadas através de extras do NVDA. De fábrica, esta secção contém as seguintes opções:

Realce visual

As caixas de verificação deste grupo controlam o comportamento do sistema "Realce visual" incluido no NVDA #VisionFocusHighlight] facility.

Note que ao marcar/desmarcar a caixa de verificação Activar realce", também alterará o estado das restantes caixas de verificação deste grupo. Ou seja, se a opção "Activar realce" estiver desmarcada e a marcar, todas as outras três caixas de verificação serão marcadas automaticamente. Se apenas quiser activar a opção "Realçar o foco do sistema" e deixar desactivadas as restantes opções, o estado da caixa de verificação "Activar realce" será o de parcialmente marcada.

Cortina de ecrã

Pode activar a Cortina de ecrã marcando a caixa de verificação "Tornar o ecrã preto (Efeito imediato)". Será mostrado um aviso de que o ecrã ficará totalmente preto. Antes de continuar (seleccionando "Sim"), assegure-se que tem activa a voz/Braille e que consegue usar o PC sem a ajuda do ecrã. Seleccione "Não", se não quiser activar a cortina de ecrã. Se tiver a certeza, active o botão "Sim" para activar a cortina de ecrã. Se não quiser ver mais esta mensagem, pode alterar o comportamento no próprio diálogo, marcando a respectiva caixa de verificação. Pode sempre alterar este comportamento marcando a respectiva caixa de verificação, a seguir à de "Tornar o ecrã preto (Efeito imediato)" na secção "Visão" das configurações do NVDA.

Para activar/desactivar a cortina de ecrã a partir de qualquer local, atribua um comando na janela "Definir comandos".

Por padrão, é reproduzido um som quando a Cortina de ecrã é activada/desactivada. Quando quiser alterar este comportamento, desmarque a caixa de verificação "Reproduzir som ao activar/desactivar a Cortina de ecrã".

Configurações para Ajudas visuais de terceiros

Podem ser fornecidos sistemas adicionais através de extras do NVDA. Se esses sistemas tiverem configurações ajustáveis, elas aparecerão nesta secção em grupos separados. Para mais informações sobre as opções suportadas por cada um desses sistemas, consulte a sua documentação específica.

12.1.8. Teclado (NVDA+Ctrl+K)

Esta secção das configurações do NVDA contém os parâmetros que definem como o NVDA se comporta, quando usa o teclado para escrever ou para dar comandos. Segue uma descrição das várias opções:

Esquema do teclado

Esta caixa de combinação permite-lhe escolher qual o esquema do teclado que o NVDA utiliza. Actualmente, os dois esquemas incluídos no NVDA são o Desktop, para computadores de secretária, e o Laptop, para computadores portáteis.

Seleccionar teclas modificadoras do NVDA

As caixas de verificação desta lista controlam que teclas serão usadas como teclas modificadoras do NVDA. Pode escolher entre as seguintes teclas:

Se nenhuma tecla for seleccionada como tecla NVDA, poderá ser impossível aceder a algumas funções deste. Por isso, o diálogo de configurações do NVDA mostrará uma mensagem de erro, se todas as teclas estiverem desmarcadas ao pressionar o botão "Ok". Após fechar a mensagem de erro, tem de seleccionar pelo menos uma tecla, antes de pressionar "Ok" para fechar o diálogo convenientemente.

Anunciar Caracteres Escritos

Comando: NVDA+2

Quando activada, o NVDA irá anunciar todos os caracteres que escrever no teclado.

Anunciar Palavras Escritas

Comando: NVDA+3

Quando activada, o NVDA anunciará todas as palavras que escrever com o teclado.

Pressionar de caracteres interrompe a voz

Quando activada, esta opção causará a interrupção da voz, sempre que for inserido um caracter. Está activada por padrão.

Tecla Enter interrompe a fala

Quando activada, esta opção causará a interrupção da voz, sempre que pressionar a tecla Enter. Está activada por padrão.

Permitir leitura rápida durante a leitura contínua

Se activada, alguns comandos de navegação, (tais como os comandos de Navegação por caracter em modo de navegação ou mover-se por linha ou parágrafo), não páram a leitura mas movem a posição de leitura para a nova posição, sendo a leitura continuada a partir desse ponto.

Reproduzir bips, se, ao escrever letras minúsculas, o Caps Lock estiver activado

Quando activada, será ouvido um som de aviso, se uma letra for pressionada com a tecla shift, enquanto o Caps Lock estiver ligado. Geralmente, escrever letras com o shift, enquanto o Caps Lock estiver ligado, não é intencional, e costuma dever-se a não se ter reparado que o Caps Lock está ligado. Portanto, é bastante útil ser avisado disto.

Anunciar Teclas de Comando

Comando: NVDA+4

Se activada, o NVDA irá anunciar todas as teclas, que não sejam caracteres ou pontuações, que pressione no teclado. Isto inclui Control mais uma letra ou as setas direccionais.

Tocar som para erros ortográficos ao escrever

Quando activada, será reproduzido um som, quando uma palavra acabada de escrever contenha um erro ortográfico. Esta opção só está disponível se a opção Anunciar erros ortográficos estiver marcada na secção Formatação de documentos do das configurações do NVDA.

Tratar teclas enviadas por outras aplicações

Esta opção permite controlar se o pressionar de teclas gerado por outras aplicações, tais como teclados no ecrã e softwares de reconhecimento de voz, devem ser processados pelo NVDA. Esta opção está activada por padrão, embora alguns utilizadores possam preferir desactivá-la, como os utilizadores do "Unikey typing software", pois causará incorrecções.

12.1.9. Rato (NVDA+Ctrl+M)

A secção Rato do diálogo das configurações do NVDA permite configurar as opções relativas ao seguimento do rato, ao anúncio da posição do mesmo, etc. Nesta secção, encontramos as seguintes opções:

Anunciar Alterações Na Forma do Rato

É uma caixa de verificação que, quando marcada, significa que o NVDA anunciará a alteração da forma do ponteiro do rato, de cada vez que esta muda. O ponteiro do rato muda de forma, no Windows, para transmitir determinada informação, tal como quando algo é editável, ou quando alguma coisa está a carregar, etc.

Activar seguimento do rato

Comando: NVDA+M

Quando activada, o NVDA irá anunciar o texto actualmente sob o ponteiro do rato, enquanto o movimenta ao longo do ecrã. Isto permite que encontre coisas no ecrã, movendo fisicamente o rato, em vez de tentar encontrá-las através da navegação por objectos.

Unidade de Leitura de Texto

Se o NVDA estiver configurado para anunciar o texto sob o ponteiro do rato, à medida que o vai movendo, esta opção permite-lhe escolher exactamente a quantidade de texto que será anunciada. As opções são "caracter", "palavra", "linha" e "parágrafo".

Para alternar a "Unidade de leitura de texto" em qualquer local, por favor atribua um comando personalizado através do diálogo Definir comandos.

Anunciar Tipo de Controlo, Quando O Rato Entrar No Objecto

Se esta caixa de verificação estiver marcada, o NVDA anunciará o tipo de controlo do objecto, quando o rato se mover sobre ele.

Tocar coordenadas de áudio, quando o rato se mover

Marcar esta caixa de verificação, faz com que o NVDA reproduza bips, quando o rato se mover. Desta forma, o utilizador pode saber onde é que o rato está, tendo em conta as dimensões do ecrã. Quanto mais acima no ecrã estiver o rato, mais agudo será o bip. Quanto mais à esquerda ou à direita estiver o rato no ecrã, tanto mais à esquerda ou à direita o som soará, assumindo a utilização de som stereo…

Brilho controla o volume das coordenadas de áudio

Se a caixa de verificação "tocar as coordenadas de áudio quando o rato se mover" estiver marcada, ao marcar esta opção, faz com que o volume dos bips das coordenadas de áudio seja controlado pelo quão brilhante está o ecrã sob o rato. Esta definição não está marcada, por padrão.

Ignorar eventos do rato de outras aplicações

Esta opção permite que sejam ignorados os eventos do rato (incluindo o movimento do rato e o pressionar dos botões) gerados por outras aplicações, como TeamViewer e outro software de controlo remoto. Esta opção está desmarcada por padrão. Se marcar esta opção, e tiver activada a opção "Activar seguimento do rato, o NVDA não anunciará o que está por baixo do rato se o rato for movido por outra aplicação.

12.1.10. Interacção táctil

Esta secção, apenas disponível em computadores com Windows 8 ou superior e com ecrã táctil, permite configurar como o NVDA interage com os ecrãs tácteis. Actualmente, esta secção contém as seguintes opções:

Activar suporte para Interacção táctil

Esta caixa de verificação activa o Suporte à Interacção táctil do NVDA. Se activado, pode usar os seus dedos para navegar e interagir com os itens no ecrã de um dispositivo com ecrã táctil. se desactivado, o suporte à Interacção táctil não funcionará como se o NVDA não estivesse em execução. Esta configuração também pode ser alternada usando NVDA+control+alt+t.

Modo de Digitação Virtual

Esta caixa de verificação especifica qual o método que prefere usar, ao escrever com o teclado táctil. Se a marcar, quando localiza a tecla que quer pressionar, basta levantar o dedo para o fazer. Se a deixar desmarcada, terá de dar dois toques para pressionar a tecla.

12.1.11. Cursor de Revisão

Esta secção é utilizada para configurar o comportamento do cursor de revisão do NVDA. Esta secção contém as seguintes opções:

Seguir Foco do Sistema

Comando: NVDA+7

Se esta opção estiver activa, o cursor de revisão será sempre colocado no mesmo objecto que o foco do sistema, quando o foco mudar.

Seguir o Cursor do Sistema

Comando: NVDA+6

Quando activada, o cursor de revisão será movido automaticamente para a posição do cursor do sistema, de cada vez que este se movimentar.

Seguir o ponteiro do Rato

Quando activada, o cursor de revisão seguirá o ponteiro do rato, quando este se mover.

Modo de Revisão Simples

Quando activada, o NVDA filtrará a hierarquia dos objectos que podem ser navegados para excluir quaisquer objectos que não são do interesse do utilizador; por exemplo, objectos invisíveis ou objectos usados unicamente com propósitos estéticos.

Para activar ou desactivar o Modo de revisão simples, em qualquer local, por favor associe-lhe um comando através da opção Definir comandos.

12.1.12. Apresentação de Objectos (NVDA+Ctrl+O)

A secção "Apresentação de objectos" permite-lhe configurar o nível de informação que o NVDA dará sobre os objectos em foco, como descrição, posição, etc. Esta secção contém as seguintes opções:

Anunciar Sugestões

Uma caixa de verificação que, quando marcada, indica ao NVDA que anuncie sugestões, quando aparecem. Muitas janelas e controlos mostram uma pequena mensagem (ou sugestão), quando move o ponteiro do rato sobre elas, ou, algumas vezes, quando move o foco pelas mesmas.

Anunciar notificações

Esta caixa de verificação, quando marcada, indica ao NVDA que anuncie os balões de ajuda, e notificações "toasts" quando aparecerem.

Anunciar Teclas de Atalho dos Objectos

Quando esta caixa de verificação está marcada, o NVDA incluirá a tecla de atalho que é associada com um determinado objecto ou controlo, quando o mesmo é anunciado. Por exemplo: o menu Ficheiro, numa barra de menus, poderá ter a tecla de atalho Alt+F.

Anunciar a Posição do Objecto

Esta opção permite-lhe escolher se terá a informação da posição do objecto (por exemplo, 1 de 4) anunciada, quando se move para o mesmo, com o foco ou com a navegação de objectos.

Adivinhar a posição do Objecto, quando Indisponível

Se a opção "Anunciar a Posição do Objecto" estiver activa, permite que o NVDA tente adivinhar a posição de um objecto, quando ela não está disponível de outra forma, para um controlo específico.

Quando activada, O NVDA informará sobre mais controlos como menus e barras de ferramentas, porém esta informação poderá ser ligeiramente incorrecta.

Anunciar Descrição de Objectos

Desmarque esta caixa de verificação, se não precisar de ouvir a descrição anunciada em conjunto com os objectos, (como sugestões de pesquisa, anúncio da totalidade da janela assim que aberta, etc).

Anúncio da barra de progresso

Comando: NVDA+u

Esta opção controla o modo como o NVDA anuncia a evolução das barras de progresso.

Tem as seguintes opções:

Anunciar Actualizações das Barras de Progresso em Segundo Plano

Esta é uma opção que, quando está marcada, diz a este leitor de ecrã que continue a anunciar uma barra de progresso, ainda que a mesma não esteja, fisicamente, em primeiro plano. Se minimizar, ou deixar de ter o foco na janela que possui uma barra de progresso, O NVDA continuará a dar-lhe informação sobre a mesma, permitindo-lhe a realização de outras tarefas, enquanto o NVDA segue a barra de progresso.

Anunciar mudanças em Conteúdo Dinâmico

Comando: NVDA+5

Alterna entre ligar e desligar o anúncio de novo conteúdo, especificamente em objectos como terminais ou histórico, em programas de chat.

Reproduzir som para sugestões automáticas

Alterna entre ligar e desligar o anúncio das sugestões automáticas, e quando activado, o NVDA reproduzirá um som para nos avisar. As sugestões automáticas são uma lista de entradas sugeridas com base no que foi escrito em certos campos de pesquisa e em alguns documentos. Por exemplo, quando escrevemos na caixa de pesquisa do menu Iniciar do Windows Vista e seguintes, o Windows mostrará uma lista de sugestões baseadas no que foi escrito. Em alguns campos de edição, como alguns campos de pesquisa em aplicações do Windows 10, o NVDA pode avisar que uma lista de sugestões aparece, enquanto se escreve. A lista de sugestões automáticas é fechada assim que se move para fora do campo de edição, em em alguns casos o NVDA pode avisar, com um outro som, deste acontecimento.

12.1.13. Composição de Entrada

A secção "Composição de entrada" permite configurar a introdução de caracteres asiáticos. Note que, devido ao facto dos métodos de entrada variarem substancialmente em funcionalidades disponíveis, e na forma em que fornecem informação, será provavelmente necessário configurar estas opções, de modo diferente para cada método de entrada, para conseguir a experiência de escrita mais eficiente.

Anunciar automaticamente todos os Candidatos Disponíveis

Esta opção, que está, por padrão, activada, permite-lhe que escolha se todos os candidatos visíveis devem ser anunciados automaticamente, ou não, quando uma lista de candidatos aparece, ou a sua página é mudada. Ter esta opção activada, enquanto usa métodos de entrada pictográficos como chinês novo ChangJie ou Boshiami, é útil, visto que pode ouvir automaticamente todos os símbolos e os seus números, podendo escolher um directamente. No entanto, para métodos de entrada fonéticos como chinês novo fonético, poderá ser mais útil desactivar esta opção, visto que todos os símbolos soarão da mesma forma e terá que utilizar as setas direccionais para navegar nos itens de lista individualmente, para obter mais informação das descrições de caracter para cada candidato.

Anunciar o Candidato Seleccionado

Esta opção, que está, por padrão, activada, permite-lhe escolher se o NVDA deve, ou não, anunciar o candidato seleccionado, quando aparece uma lista de candidatos, ou quando a selecção é mudada. Para métodos de entrada em que a selecção pode ser mudada com as setas direccionais (como Chinês novo fonético), tal é necessário, porém, para alguns métodos de entrada poderá ser mais eficiente escrever com esta opção desactivada. Note que, mesmo com esta opção desactivada, o cursor de revisão será igualmente posicionado no candidato seleccionado, permitindo-lhe usar a navegação por objectos / revisão, para ler manualmente este ou outros candidatos.

Incluir Sempre Descrições Curtas de Caracteres para Candidatos

Esta opção, Que está activada por padrão, permite-lhe escolher se o NVDA deverá, ou não, fornecer uma descrição curta para cada caracter num candidato, seja quando estiver seleccionado ou quando for lido automaticamente, quando do aparecimento da lista de candidatos. Note que, para idiomas como o chinês, o anúncio de descrições extra, para o candidato seleccionado, não é afectado por esta opção. Esta opção poderá ser útil para métodos de entrada coreanos ou japoneses.

Anunciar Alterações à Cadeia de caracteres em Leitura

Alguns métodos de entrada, como Chinês novo fonético e novo ChangJie, têm uma cadeia de caracteres em leitura (Conhecida por vezes como uma cadeia de caracteres em pré-composição). Pode escolher se o NVDA deverá anunciar, ou não, novos caracteres, ao serem introduzidos nesta cadeia de caracteres em leitura. Esta opção está activada, por padrão. Note Que alguns métodos de entrada mais antigos, como Chinês ChangJie, poderão não usar a cadeia de caracteres em leitura para conter caracteres em pré-composição usando, por outro lado, a cadeia de composição directamente. Por favor, veja a próxima opção para configurar o anúncio da composição.

Anunciar Alterações à Cadeia de caracteres em Composição

Após a leitura dos dados de pré-composição ter sido combinada num símbolo pictográfico válido, a maioria dos métodos de entrada coloca esse símbolo numa cadeia de caracteres em composição, para ser guardado temporariamente com outros símbolos combinados, antes de serem, finalmente, inseridos no documento. Esta opção permite-lhe escolher se o NVDA deve anunciar, ou não, novos símbolos, quando aparecem na cadeia de caracteres em composição. Esta opção está activada, por padrão.

12.1.14. Modo de Navegação (NVDA+control+b)

A secção "Modo de navegação" permite-lhe configurar o comportamento do NVDA, ao ler documentos complexos, como páginas Web, documentos do Word e Excel e PDF. Esta secção contém as seguintes opções:

Número máximo de Caracteres Por Linha

Este campo define o comprimento máximo de uma linha, em caracteres, no modo de navegação.

Número de linhas por página

Este campo define a quantidade de linhas que se irá mover, pressionando Page Up ou Page Down, no modo de navegação.

Utilizar a Disposição no ecrã

Comando: NVDA+V

Esta opção permite especificar se o conteúdo no Buffer Virtual deve posicionar os elementos como os links e outros campos numa linha individual, ou se deve conservá-los dentro do texto, tal como é mostrado visualmente. Se a opção estiver activa, então os elementos ficarão como aparecem visualmente, Mas se estiver inactiva, os campos serão colocados um em cada linha.

Activar o modo de navegação no carregamento de páginas

Esta caixa de verificação permite alternar se o modo de navegação é activado automaticamente ao carregar uma página. Com esta opção desactivada, o modo de navegação pode ser activado manualmente em páginas ou documentos em que o modo de navegação seja suportado. Consulte a secção Modo de navegação para ver a lista das aplicações suportadas pelo Modo de navegação. Note que esta opção não se aplica às situações onde o modo de navegação é sempre opcional, como por exemplo no Microsoft Word. Esta opção está activada por padrão.

Ler continuamente ao carregar a página

Esta caixa de verificação alterna entre activar ou não a leitura contínua de uma página, após ser carregada no modo de navegação. Esta opção está activada, por padrão.

Incluir Tabelas de Apresentação

Esta opção afecta o modo como o NVDA processa as tabelas usadas, puramente para propósitos de apresentação. Quando activada, o NVDA irá processá-las como tabelas comuns, anunciando-as baseado nas configurações de Formatação de Documentos, e localizando-as com os comandos de navegação rápida. Quando desactivada, não serão anunciadas nem localizadas. Contudo, o conteúdo destas tabelas será incluído como texto normal. Esta opção está desactivada, por padrão.

Para alternar a inclusão das tabelas de apresentação, em qualquer local, por favor associe-lhes um comando através da opção Definir comandos.

Configurar O Anúncio de Campos Tais Como Links E Títulos

Consulte, por favor, as opções na secção "Formatação de documentos" #DocumentFormattingSettings] do diálogo [Configurações [BrowseModeLinksAndHeadings] para configurar os campos que são anunciados enquanto navega, como links, títulos e tabelas.

Modo de foco automático para alterações no foco

Esta opção permite ao modo de foco ser activado, quando o foco é modificado. Por exemplo, numa página da Internet, se pressionar Tab e encontrar um formulário, o modo de foco será activado automaticamente.

Modo de Foco Automático Para Movimentos do Cursor do Sistema

Esta opção, quando está marcada, permite que o NVDA entre e saia do modo de foco, quando anda com as setas direccionais. Por exemplo, se for pressionando a Seta Abaixo, numa página da Internet, ao chegar a um campo de edição, o NVDA activará automaticamente o modo de foco. Se pressionar as setas para sair do campo de edição, o NVDA voltará a entrar em modo de navegação.

Indicação em áudio dos modos de foco e de navegação

Se esta opção estiver activa, o NVDA reproduzirá sons especiais, quando alternar entre o modo de navegação e modo de foco, em vez de anunciar essa alteração.

Impedir comandos de atingir o documento

Activada por padrão, esta opção permite que escolha se os comandos, (como o pressionar de teclas) que não são um comando do NVDA, nem são considerados como uma tecla de comando, em geral, devem ser impedidos de atingir o documento que está actualmente em foco. Por exemplo, se a opção estiver activada, se a letra j for pressionada, seria impedida de atingir o documento, pois não é um comando rápido de navegação nem é provável que seja um comando da própria aplicação. Nestes casos, o NVDA irá reproduzir um som padrão sempre que uma tecla pressionada é impedida de atingir o documento.

Definir automaticamente o foco do sistema para os elementos focáveis

Comando: NVDA+8

Desactivada por padrão, esta opção permite escolher se o foco do sistema deve ser definido, automaticamente, para elementos que possam receber o foco do sistema (links, campos de formulário, etc.) ao navegar com o cursor do modo de navegação. Deixar esta opção desactivada fará com que elementos focáveis não recebam o foco quando são seleccionados pelo cursor do modo de navegação. Isto pode resultar numa navegação mais rápida e resposta mais imediata em modo de navegação. O foco será na mesma definido para o elemento ao interagir com ele (e.g. pressionar um butão, marcar uma caixa de verificação, etc). Activar esta opção pode melhorar o suporte em algumas páginas, com o contra de prejudicar a performance e a estabilidade.

12.1.15. Formatação de Documentos (NVDA+Ctrl+D)

A maioria das caixas de verificação desta secção permitem configurar qual é o tipo de formatação que pretende ouvir automaticamente, conforme se move com o cursor pelos documentos. Por exemplo, se seleccionar a caixa de verificação para anunciar o nome do tipo de letra, de cada vez que anda pelo texto e chega a um tipo de letra diferente, o nome do novo tipo de letra será anunciado.

As várias opções estão organizadas em grupos. Pode configurar o anúncio de:

Para alternar estas configurações a qualquer momento, por favor crie uma associação de teclas, usando a opção Definir comandos.

Anunciar Alterações de Formatação Depois do Cursor

Se activada, esta definição transmite ao NVDA que tente detectar todas as alterações de formatação na linha, conforme a anuncia, mesmo que isto possa diminuir o desempenho do leitor de ecrã.

Por padrão, o NVDA irá detectar a formatação na posição do cursor do sistema/cursor de revisão e, em alguns casos, poderá detectar a formatação do resto da linha, desde que não diminua o seu desempenho.

Active esta opção, enquanto verifica documentos em aplicações como o Microsoft Word, em que a formatação seja importante.

Anúncio da indentação das linhas

Esta opção permite configurar como a indentação no início da linha é anunciada. A caixa combinada tem 4 opções:

12.1.16. configurações do Windows 10 OCR

Esta secção permite configurar o Windows 10 OCR. Actualmente, só contém uma opção:

Idioma de reconhecimento

Esta caixa combinada permite seleccionar qual o idioma a ser usado no reconhecimento de texto.

12.1.17. Configurações Avançadas

Aviso! As configurações desta secção são para utilizadores avançados e podem fazer com que o NVDA não funcione correctamente se configurado de maneira errada. Apenas faça alterações nestas configurações se tiver a certeza de que sabe o que está a fazer ou se foi especificamente instruído por um desenvolvedor do NVDA ou por alguém com conhecimentos bastantes e em quem confie.

Fazer alterações às configurações avançadas

Para poder fazer alterações às configurações avançadas tem de ativar as várias opções confirmando que percebe os riscos do que pretende fazer. Para isso, marque a caixa de verificação "Compreendo que se alterar estas configurações o NVDA pode funcionar incorrectamente".

Restaurar padrões das configurações

O botão "Restaurar padrões" restaura as configurações, mesmo que a caixa de verificação anterior não esteja marcada. Depois de alterar as configurações, pode querer reverter para os valores padrão. Também pode ser o caso de não ter a certeza que as configurações foram alteradas.

Activar o carregamento de código personalizado a partir do diretório Scratchpad

Ao desenvolver add-ons para o NVDA, é útil poder testar o código à medida que você o escreve. Esta opção, quando activada, permite que o NVDA carregue appModules, globalPlugins, brailleDisplayDrivers e synthDrivers personalizados, a partir de um diretório especial, scratchpad, no diretório de configurações do utilizador do NVDA. Anteriormente, o NVDA carregava código personalizado diretamente do diretório de configurações do utilizador, sem a possibilidade de desactivá-lo. Esta opção está desactivada por padrão, para garantir que nenhum código não testado seja executado no NVDA sem o conhecimento explícito do utilizador. Se deseja distribuir código personalizado para outras pessoas, você deve empacotá-lo como um extra do NVDA.

Abrir Diretório do Scratchpad do Desenvolvedor

 Este botão abre o diretório onde você pode colocar um código personalizado enquanto o desenvolve.  Este botão só é ativado se o NVDA estiver configurado para ativar o carregamento de código personalizado a partir do Diretório do Scratchpad do Desenvolvedor.

Activa o registo selectivo para eventos UI Automation e alterações de propriedades

Esta opção altera como o NVDA regista os eventos disparados pela API de acessibilidade da Microsoft UI Automation. Quando esta opção está desactivada, o NVDA regista muitos eventos UIA que são processados e descartados no próprio NVDA. Isto tem um grande impacto negativo na performance, especialmente em aplicações como Microsoft Visual Studio. Portanto, com esta opção activada, o NVDA limitará o registo de eventos para o foco do sistema. Se notar problemas de performance numa ou várias aplicações, recomendamos que experimente esta funcionalidade para verificar se a performance melhora.

Usar UI Automation para aceder a controlos de documentos do Microsoft Word, se disponível

Ao activar esta opção, o NVDA irá utilizar a API de acessibilidade da Microsoft, UI Automation, para obter informações dos controlos de documentos do Microsoft Word. Isto inclui o próprio Microsoft Word e também o visualizador e o compositor de mensagens do Microsoft Outlook. Para as versões mais recentes do Microsoft Office, 2016/365, em execução no Windows 10, o suporte da UI Automation está suficientemente completo para fornecer praticamente o mesmo acesso aos documentos do Microsoft Word, que havia antes, com a vantagem adicional de aumentar significativamente a capacidade de resposta. No entanto, em algumas versões do Microsoft Office, pode haver algumas informações que não são expostas, ou o são incorrectamente, pelo que o suporte UI Automation nem sempre deve ser activado. Ainda não é recomendável, para a maioria dos utilizadores, activar esta opção por padrão, embora seja aceitável que os utilizadores do Office 2016/365 queiram testar este recurso e fornecer "feedback".

Usar UI Automation para aceder à Consola Windows quando disponível

Quando esta opção está activa, o NVDA usará a nova, ainda em progresso, versão do suporte para Consolas Windows que aproveita as melhorias na acessibilidade introduzidas pela Microsoft. Esta funcionalidade ainda é altamente experimental e incompleta, por isso o seu uso ainda não é recomendado. Contudo, quando completa, prevemos que este novo suporte venha a ser o padrão, melhorando a performance e estabilidade do NVDA nas consolas de comando do Windows.

Falar palavras passe em consolas UIA

Esta opção controla se os caracteres são anunciados pelo anúncio de caracteres ou anúncio de palavras escritas em situações em que o ecrã não é actualizado, tal como na entrada de palavras-passe em Consolas Windows com o suporte UI automation activado. Por motivos de segurança, esta opção deve ser deixada desactivada. No entanto, pode querer activá-la se notar problemas de performance ou instabilidade com o anúncio de caracteres e/ou palavras escritas activado ao usar o novo e experimental suporte do NVDA às consolas.

Use o novo suporte para caracteres digitados em aplicações de consola Windows quando disponível

Esta opção activa um método alternativo para detectar os caracteres escritos em consolas Windows. Apesar de melhorar a performance e evitar que alguns anúncios sejam soletrados, pode ser incompatível com alguns programas em modo terminal. Esta funcionalidade está disponível, e activada por padrão, no Windows 10, versões 1607 e posteriores, quando a UI Automation não estiver disponível ou estiver desactivada. Atenção: Com esta opção activada os caracteres escritos que não aparecem no ecrã, tal como palavras-passe, não serão suprimidos. Em ambientes não confiáveis, pode desactivar temporariamente o anúncio de caracteres escritos e o anúncio de palavras escritas ao introduzir palavras-passe.

Tentar cancelar a voz para eventos de foco expirados

Esta opção activa a funcionalidade que tenta cancelar a fala para eventos de foco expoirados. Em especial, mover-se rapidamente pelas mensagens no GMail usando o Chrome, pode fazer com que o NVDA anuncie informação desactualizada. Esta funcionalidade é experimental a partir do NVDA 2020.2.

Tempo limite dos movimentos do cursor (em ms)

Esta opção permite configurar quantos milissegundos o NVDA irá aguardar até que o cursor (ponto de inserção) se mova nos controlos de texto editáveis. Se o NVDA parecer estar a seguir incorrectamente o cursor de inserção, por exemplo parecer sempre um caractere atrasado ou repetir linhas, pode tentar aumentar este valor.

Categorias do registo em modo de depuração

As caixas de verificação desta lista permitem activar categorias específicas de mensagens de depuração no registo do NVDA. O registo dessas mensagens pode provocar um desempenho reduzido e grandes ficheiros de registo. Apenas active uma destas categorias se isso for solicitado por um desenvolvedor do NVDA, ou de um extra, para verificar a causa de um mau funcionamento.

12.2. Outras Opções

Para além das Configurações, o submenu "Preferências", do menu do NVDA, contém outros itens, que são detalhados seguidamente.

12.2.1. Dicionários

O submenu "Dicionários" (que se encontra no menu "Preferências") contém diálogos que lhe permitem controlar o modo como o NVDA pronuncia palavras ou expressões em particular. Existem três tipos de dicionários. Os três tipos são:

É necessário criar associações de teclas, usando a opção Definir comandos, para os poder abrir a partir de qualquer lado.

Todos os diálogos dos dicionários contêm uma lista de regras, que serão utilizadas para processar o texto. Os diálogos contém também os botões "Adicionar", "Editar" e "Remover".

Para adicionar uma nova regra ao dicionário, pressione o botão "Adicionar", preencha os campos que aparecem na caixa de diálogo e pressione "OK". Verá então a sua nova regra na lista de regras. Porém, Para se assegurar que a sua regra é guardada, verifique que clica no botão "OK", para sair completamente do diálogo do dicionário, quando acabar de adicionar/editar regras.

As regras para os dicionários do NVDA permitem-lhe alterar uma sequência de caracteres por outra. Um exemplo simples passaria por ter o NVDA a anunciar a palavra "sapo", cada vez que tivesse de dizer a palavra "pássaro". No diálogo para adicionar a regra, o modo mais fácil de fazer isto é escrever a palavra "pássaro", no campo "texto original", e a palavra "sapo", no campo "Substituir por". Poderá igualmente escrever uma descrição da regra, no campo de "comentário" (algo como: muda pássaro para sapo).

Os dicionários do NVDA vão muito para além de simples substituição de palavras. O diálogo de adicionar regras também contém uma caixa de verificação que diz se pretende que a regra seja ou não sensível às maiúsculas (significando que o NVDA deverá ter em conta se os caracteres estão em maiúsculas ou não. O NVDA, por padrão, ignora a distinção entre maiúsculas e minúsculas.

Finalmente, um grupo de botões de rádio permite indicar ao NVDA se deve ser encontrado em qualquer local, se apenas em palavras completas ou deve ser considerado uma expressão regular. Configurando o padrão como palavra inteira define que a substituição só será feita se o padrão for encontrado como não fazendo parte de uma palavra maior. Esta condição é cumprida se, antes e depois do padrão, não estiver um caracter diferente de um caracter alfanumérico ou um sublinhado (ou nenhum caracter). Assim, usando o exemplo anterior de substituir a palavra "pássaro" por "sapo", se definir como uma substituição de palavra inteira, não substituirá nada na palavra "pássaros".

Uma expressão regular é um padrão que contém símbolos especiais que permitem introduzir mais de um caracter ao mesmo tempo, ou introduzir apenas números, ou só letras, referindo alguns exemplos. As expressões regulares não são explicadas neste Manual do Utilizador. Para um tutorial introdutório, pode consultar [https://docs.python.org/3.7/howto/regex.html].

12.2.2. Pronúncia de pontuação e símbolos

Este diálogo permite-lhe mudar o modo como a pontuação e outros símbolos são pronunciados, bem como o nível de pontuação em que eles são anunciados.

O idioma, para o qual a pronúncia de símbolos está a ser editada, será mostrado no título do diálogo. Note que este diálogo respeita a opção "Usar o idioma da voz ao processar caracteres e símbolos" encontrada na secção Voz do diálogo de configurações, ou seja, usa o idioma da voz em vez da definição global do idioma do NVDA, quando esta opção está marcada.

Para mudar um símbolo, seleccione-o, primeiro, na lista de símbolos. Pode filtrar os símbolos inserindo o símbolo ou uma parte da expressão de substituição do símbolo no campo de edição "Filtrar por".

Pode adicionar novos símbolos, pressionando o botão "Adicionar". No diálogo que se abre, introduza o símbolo e pressione o botão "OK". Em seguida, altere os campos para o novo símbolo como faria para outros símbolos.

Pode remover um símbolo que tenha adicionado anteriormente, pressionando o botão "Remover".

Quando tiver terminado, pressione o botão "OK", para guardar as suas modificações, ou o botão “Cancelar”, para as descartar.

No caso de símbolos complexos, o campo "Substituir por:" pode incluir referências de agrupamento do texto encontrado. Por exemplo, para um padrão condizente com data completa, \1, \2, e \3 precisará de aparecer no campo a ser substituido pela parte correspondente da data. Uma barra invertida no campo "Substituir por:" deve ser duplicada, i.e. "a\\b" deve ser indicado para obter "asubstituição \b".

12.2.3. Definir Comandos

Nesta caixa de diálogo, pode personalizar os comandos, (quer do teclado, quer dos controlos de uma linha Braille, etc.) que serão usados pelo NVDA.

Apenas os comandos aplicáveis imediatamente antes do diálogo ser aberto são mostrados. Por exemplo, se quiser personalizar comandos relacionados com o modo de navegação, deve abrir a caixa de diálogo dos comandos quando está no modo de navegação.

A estrutura hierárquica deste diálogo lista todos os comandos aplicáveis do NVDA, agrupados por categoria. Pode filtrá-los, introduzindo uma ou mais palavras do nome do comando na caixa de edição "Filtrar por", em qualquer ordem. Qualquer tecla ou gesto associado a um comando é listado dentro do ramo desse comando.

Para adicionar uma tecla ou um gesto a um comando, seleccione o comando e pressione o botão "Adicionar". Depois pressione a tecla, conjunto de teclas, ou execute o gesto que quer associar, por exemplo, pressione uma tecla no teclado ou um controlo na linha Braille. Muitas vezes, um comando pode ser interpretado de mais de uma maneira. Por exemplo, se pressionar uma tecla no teclado, pode querer que seja específico do actual esquema de teclado, desktop ou laptop) ou pode querer que seja aplicável a todos os esquemas. Neste caso, aparecerá um menu que permite seleccionar a opção desejada.

Para remover uma tecla ou gesto de um comando, seleccione-a e pressione o botão "Remover".

A categoria Simulação de teclas do sistema contém comandos do NVDA que simulam o pressionar de teclas do teclado do sistema. Essas teclas simuladas do sistema podem ser usadas para controlar o computador a partir da linha Braille. Para adicionar um comando simulado, seleccione a categoria "Simulação de teclas do sistema" e pressione o botão"Adicionar". Seguidamente pressione o comando que pretende simular. Após isso, o comando fica disponível para associar um comando do NVDA, como descrito acima.

Nota:

Quando tiver terminado, pressione o botão "OK", para guardar as suas modificações, ou o botão "Cancelar", para as descartar.

12.3. Guardar E Recarregar Configuração

Por padrão, O NVDA guarda automaticamente as suas configurações ao sair. Note, no entanto, que pode alterar esta definição na secção "Gerais" do diálogo de configurações do NVDA. Para guardar as suas configurações manualmente, em qualquer altura, escolha o item "Guardar configuração", no Menu do NVDA.

Se alguma vez se enganar, ao alterar as suas configurações, e necessitar voltar atrás para a configuração guardada, pode sempre escolher o item "Restaurar para a configuração guardada”, no menu do NVDA. Também pode voltar às configurações originais do programa escolhendo no menu do NVDA a opção "Restaurar a configuração para o padrão original".

Os comandos de teclado do NVDA, que se seguem, também podem ser usados:

Nome Comando de Teclado Desktop Comandos de Teclado Laptop Descrição
Guardar configuração NVDA+Ctrl+C NVDA+Ctrl+C Guarda permanentemente a sua configuração actual, para que não se perca, quando sair do NVDA
Restaurar para a configuração guardada NVDA+Ctrl+R NVDA+Ctrl+R Pressionando uma vez, restaura o NVDA para as configurações que existiam, quando guardou, pela última vez, a configuração do NVDA. Pressionando três vezes, restaura a configuração para as configurações de fábrica por padrão

12.4. Perfis de Configuração

Por vezes, pode querer ter configurações diferentes para situações diferentes. Por exemplo, pode querer que seja reportada a indentação, enquanto está a editar um documento, ou os atributos do texto enquanto está a rever um documento. O NVDA permite esta funcionalidade através dos Perfis de Configuração.

Os perfis de configuração contêm apenas as configurações que foram alteradas durante a sua edição. Todas as configurações podem ser alteradas, nos perfis de configuração, à excepção das constantes da secção "Gerais" do diálogo de "configurações", as quais se aplicam globalmente ao NVDA.

Os perfis de configuração podem ser activados manualmente, através do diálogo "Perfis de Configuração" ou de um comando. Também podem ser activados automaticamente, através de Accionadores, tais como mudança para uma aplicação.

12.4.1. Gestão Básica

Pode gerir os Perfis de configuração, seleccionando "Perfis de Configuração", no menu do NVDA. Também pode fazer isto através de um comando:

O primeiro controlo, neste diálogo, é a lista de perfis, na qual pode seleccionar um dos perfis disponíveis. Quando abre o diálogo, fica seleccionado o perfil que será editado. É mostrada informação adicional para o perfil activo, indicando se foi activado manualmente, accionado e/ou se está a ser editado.

Para renomear ou eliminar um perfil, pressione, respectivamente, o botão "Mudar o nome" ou "Eliminar".

Pressione o botão "Fechar" para fechar o diálogo.

12.4.2. Criar um Perfil

Para criar um perfil, pressione o botão "Novo".

No diálogo "Novo perfil", pode introduzir o nome para o perfil. Também pode seleccionar como é que este perfil deve ser activado. Se apenas quiser activar este perfil manualmente, seleccione "Activação manual", que é a opção por padrão. Caso contrário, seleccione um Accionador que fará activar este perfil automaticamente. Para facilitar, se não introduziu um nome para o perfil, seleccionando um Accionador será dado esse nome ao perfil. Veja abaixo para mais informações sobre accionadores.

Pressionando "OK" criará o perfil e fechará o diálogo "Perfis de Configuração", para que o possa editar.

12.4.3. Activação Manual

Pode activar manualmente um perfil, seleccionando-o na lista de perfis e pressionando o botão "Activação Manual". Com um perfil activado manualmente, outros perfis podem ser automaticamente activados através de accionadores, mas as configurações do perfil activado manualmente sobrepor-se-ão às configurações do perfil activado automaticamente. Por exemplo, se um perfil for activado automaticamente para a aplicação actual, com o anúncio de links activado, mas o perfil manualmente activado tenha esse anúncio desactivado, os links não serão anunciados. Mas, se alterou a voz no perfil automaticamente activado e nunca a alterou no perfil manualmente activado, será usada a voz do perfil automaticamente activado. Qualquer configuração que altere será guardada no perfil activado manualmente. Para desactivar um perfil activado manualmente, seleccione-o no diálogo "Perfis de Configuração" e pressione o botão Desactivação manual.

12.4.4. Accionadores

Pressionando o botão "Accionadores" no diálogo "Perfis de Configuração" pode alterar que perfis deverão ser automaticamente activados pelos vários accionadores.

A lista de Accionadores mostra os accionadores disponíveis, que são:

Para alterar o perfil que deve ser automaticamente activado por um accionador, seleccione o accionador e depois seleccione o perfil desejado da lista de perfis. Pode seleccionar (configuração normal) se não quiser que seja activado um perfil.

Pressione o botão "Fechar", para voltar ao diálogo "Perfis de Configuração". Atenção, que a sua escolha é registada mesmo que feche o diálogo com Escape!

12.4.5. Editar um Perfil

Se activou manualmente um perfil, quaisquer alterações às configurações serão guardadas nesse perfil. Caso contrário, quaisquer alterações às configurações serão guardadas para o último perfil accionado automaticamente. Por exemplo, se associou um perfil ao Bloco de Notas, e mudou para esse programa, qualquer alteração às configurações será guardada nesse perfil. Finalmente, se não houver nenhum perfil activo, quer por activação manual ou automática, quaisquer alterações às configurações serão guardadas na configuração normal.

Para editar o perfil associado à leitura contínua, deve activá-lo manualmente.

12.4.6. Desactivação Temporária de Accionadores

Por vezes, é útil desactivar, temporariamente, todos os accionadores. Por exemplo, pode querer editar um perfil activado manualmente ou a configuração normal, sem a interferência dos perfis accionados automaticamente. Pode fazer isto marcando a caixa de verificação "Desactivar temporariamente todos os Accionadores".

Pode definir um comando, no diálogo Definir comandos, para desactivar todos os accionadores em qualquer altura.

12.4.7. Activar um perfil usando comandos

Para cada perfil adicionado, pode atribuir um ou mais comandos para o activar. Por padrão, os perfis de configuração não possuem comandos atribuídos. Pode adicionar comandos para activar um perfil através do diálogo "Definir comandos". Cada perfil tem uma entrada na categoria de perfis de configuração. Quando renomeia um perfil, qualquer comando que tenha sido definido anteriormente continuará disponível. Quando remove um perfil excluirá automaticamente os comandos associados a ele.

12.5. Localização dos Ficheiros de Configuração

As versões portáteis do NVDA armazenam todas as configurações e extras numa pasta denominada "userConfig", que se pode encontrar no directório do NVDA.

As versões instaladas do NVDA armazenam todas as configurações e extras numa pasta especial do NVDA, que se localiza no seu perfil de utilizador do Windows. Isto quer dizer que cada utilizador do sistema pode ter as suas próprias configurações do NVDA. Para abriro directório das suas configurações de uma versão instalada do NVDA, no Menu Iniciar, pode ir a programas -> NVDA -> Explorar o directório das configurações do NVDA. Para o abrir mais rapidamente, e a partir de qualquer local, pode usar o diálogo "Definir comandos" para associar um comando a esta funcionalidade.

As configurações para o NVDA, quando está a ser executado na janela de autenticação ou janelas UAC, são armazenadas no directório systemConfig, que se encontra no directório de instalação do NVDA. Por norma, não deverá alterar estas configurações. Para alterar a configuração do NVDA, nas janelas de autenticação/UAC, com sessão iniciada no Windows, configure o NVDA como deseja, guarde as configurações e pressione o botão "Utilizar as configurações actualmente guardadas durante o início de sessão e janelas em ambiente seguro (requer privilégios de administrador)" da secção Gerais do diálogo de Configurações.

13. Ferramentas

13.1. Visualizador de Registo

O Visualizador de Registo encontra-se no submenu "Ferramentas", do Menu do NVDA e permite-lhe ver todas as entradas de registo que têm ocorrido até agora, desde que iniciou o NVDA pela última vez. Pode abri-lo pressionando NVDA+F1 para visualizar as informações para desenvolvedores sobre o actual objecto de navegação.

Para além de ler o conteúdo, também pode Guardar uma cópia do ficheiro de registo, ou actualizar o visualizador, de forma a apresentar a saída mais recente, desde que o Visualizador de Registo foi aberto. Estas acções estão disponíveis no menu "Registo do visualizador".

13.2. Visualizador de Discurso

Para os programadores com visão ou para as pessoas que estão a demonstrar o NVDA para grupos sem quaisquer problemas relacionados com a deficiência visual, está disponível uma janela que lhes permite ver todo o texto que o NVDA está a falar no momento.

Para activar o Visualizador de Discurso, marque o item de menu "Visualizador de Discurso", em Ferramentas no Menu do NVDA. Ao desmarcar este item, desactiva-o.

A janela do Visualizador de discurso contém uma caixa de verificação chamada "Mostrar o Visualizador de discurso no arranque". Se esta caixa estiver marcada, o Visualizador de discurso será aberto juntamente com o NVDA. A janela do Visualizador de discurso tentará sempre abrir no mesmo local e com as mesmas dimensões que tinha quando foi fechada.

Enquanto o Visualizador de Discurso estiver activo, o mesmo actualizar-se-á, constantemente, para lhe apresentar o texto mais recente que está a ser falado. Contudo, se clicar ou se o cursor ficar no visualizador, o NVDA pára, temporariamente, a actualização do texto, para que possa seleccionar facilmente ou copiar o conteúdo existente.

Para activar ou desactivar o Visualizador de Discurso, em qualquer local, por favor associe-lhe um comando através da opção Definir comandos.

13.3. Visualizador Braille

Para programadores normovisuais, ou em demonstrações do NVDA para audiências não exclusivamente cegas, está disponível uma janela flutuante que permite visualizar a saída Braille, e o texto equivalente. O Visualizador Braille pode ser usado ao mesmo tempo que uma linha Braille. Enquanto o Visualizador Braille estiver activo será constantemente actualizado para igualar o que seria mostrado na linha Braille.

Para activar o Visualizador Braille, marque este item no menu do NVDA, Ferramentas. Desmarque para desactivá-lo.

As linhas Braille, normalmente, possuem teclas para deslocar o conteúdo da linha para trás ou para a frente, para poder fazer o mesmo no Visualizador Braille, use a janela "Definir comandos" para associar atalhos às funções "Movimenta a linha braille para trás" e "Movimenta a linha braille para a frente".

A janela do Visualizador Braille tem uma caixa de verificação chamada "Mostrar o Visualizador Braille no arranque". Se esta caixa estiver marcada, o Visualizador Braille será aberto quando o NVDA é iniciado. O Visualizador Braille tentará sempre abrir na mesma localização e com o mesmo tamanho com que foi fechado.

A janela do Visualizador Vraille contém uma caixa de verificação chamada "Usar o rato para roteamento de células", que está desmarcada por padrão. Se marcada, colocando o ponteiro do rato sobre uma célula Braille activará o comando de rotear para essa célula. Isto é normalmente usado para colocar o cursor ou activar um controlo. Isto pode ser útil para verificar se o NVDA consegue reverter o mapeamento das células Braille. Para impedir a activação não intencional do roteamento, existe um desfazamento temporal. O ponteiro do rato deve ficar na célula até ela mudar para verde. A célula começa por ser amarela, mudando para laranja e e depois para verde.

13.4. Consola de Python

A Consola de Python do NVDA, encontrada em Ferramentas no menu do NVDA, é uma ferramenta de desenvolvimento útil para depuração, inspecção geral de componentes internos do NVDA ou inspecção da hierarquia de acessibilidade de uma aplicação. Para mais informações, leia o Guia de desenvolvimento do NVDA.

13.5. Gestor de extras

O gestor de extras, acessível seleccionando "Gestor de Extras", no menu de "ferramentas" do NVDA, permite-lhe que instale, desinstale, active ou desactive pacotes de extras para o NVDA. Estes pacotes, fornecidos pela comunidade, contêm código personalizado, que poderá adicionar ou modificar funcionalidades no NVDA, ou mesmo fornecer suporte para linhas braile ou sintetizadores adicionais.

O gestor de extras contém uma lista que mostra todos os extras actualmente instalados na sua pasta de configurações do NVDA. O nome do pacote, estado, versão e autor são mostrados para cada extra, Mais informações, como uma descrição e o URL do Extra podem ser visualizadas, seleccionando o extra e pressionando o botão "acerca do extra". Caso exista ajuda disponível para o extra seleccionado, poderá consultá-la pressionando o botão de Ajuda do extra.

Para procurar extras disponíveis online, pressione o botão "Obter Extras". Este botão abre a [Página de extras do NVDA. Se o NVDA estiver instalado, e a ser executado, no seu sistema, poderá abrir o extra directamente pelo navegador, de modo a iniciar o processo de instalação, seguidamente descrito. Caso contrário, guarde o pacote do extra e siga as instruções abaixo.

Para instalar um extra que obteve previamente, pressione o botão "instalar". Isto permite-lhe procurar por um pacote de extras para o NVDA (ficheiro .nvda-addon) algures, no seu computador ou numa rede. Ao pressionar "abrir", inicia-se o processo de instalação.

Quando um extra está a ser instalado, o NVDA pergunta-lhe se deseja realmente instalá-lo. Tendo em conta que a funcionalidade dos extras não é restrita ao NVDA, o que em teoria pode incluir aceder a dados pessoais ou mesmo a todo o sistema, se o NVDA for uma cópia instalada, é muito importante instalar apenas extras de fontes de confiança. Uma vez o extra instalado, o NVDA terá que ser reiniciado, para que o extra possa ser executado. Até que o faça, o estado "instalar" será mostrado para esse extra, na lista.

Para remover um extra, seleccione-o na lista e pressione o botão "Remover". O NVDA perguntar-lhe-á se deseja realmente fazê-lo. Tal como na instalação, o NVDA terá que ser reiniciado, para que o extra seja totalmente removido. Até que o faça, o estado "remover" será mostrado para esse extra.

Para desactivar um Extra, pressione o botão "Desactivar". Para activar um Extra previamente desactivado, pressione o botão "Activar". Pode desactivar um Extra se o seu estado indicar "Activado", ou activar um Extra se o seu estado for "Desactivado". Cada vez que pressionar o botão "Activar"/"Desactivar", o estado do Extra é alterado para reflectir o que acontecerá quando o NVDA reiniciar. Se o extra estiver activado, o seu estado passará a "Desactivado após reinício". Se o extra estiver desactivado, o seu estado passará a "Activado após reinício". Tal como quando instala ou desinstala um Extra, tem de reiniciar o NVDA para que as alterações surtam efeito.

O gestor tem também um botão "fechar" para que o diálogo seja fechado. Se instalou, removeu ou alterou o estado de algum extra, o NVDA pedirá para reiniciar, para que as suas modificações possam ter efeito.

Alguns extras mais antigos podem já não ser compatíveis com a versão do NVDA que possui. Ao usar uma versão mais antiga do NVDA, alguns novos extras podem não ser compatíveis. A tentativa de instalar um extra incompatível resultará em um erro explicando porque o extra é considerado incompatível. Para inspecionar esses extras incompatíveis, você pode usar o botão "ver extras incompatíveis" para abrir o gestor de extras incompatíveis.

Para aceder ao Gestor de Extras, a partir de qualquer local, por favor associe-lhe um comando através da opção Definir comandos.

13.5.1. Gestor de extras Incompatíveis

O Gestor de extras Incompatíveis, que pode aceder através do botão "ver extras incompatíveis" no gestor de extras, permite inspecionar quaisquer extras incompatíveis e o motivo pelo qual eles são considerados incompatíveis. Os extras são considerados incompatíveis quando não foram actualizados para funcionar com alterações significativas no NVDA ou quando dependem de um recurso não disponível na versão do NVDA que está a usar. O gestor de extras incompatíveis tem uma mensagem curta para explicar sua finalidade, bem como a versão do NVDA. Os extras incompatíveis são apresentados numa lista com as seguintes colunas:

O Gestor de extras Incompatíveis também possui um botão "Sobre o extra...". Este botão abre um diálogo contendo informações do extra, para conhecer os detalhes completos do extra, o que é útil ao entrar em contato com o autor do extra.

13.6. Criar uma cópia portátil

Esta opção abre uma caixa de diálogo que permite criar uma cópia portátil do NVDA a partir da versão instalada. Quando estiver a executar uma cópia portátil do NVDA, terá uma opção adicional do menu Ferramentas, chamada "instalar o NVDA".

A caixa de diálogo para criar uma cópia portátil, ou instalar o NVDA, solicitará que escolha o directório onde criar a cópia portátil ou instalar o NVDA.

Nesta caixa de diálogo, pode activar ou desactivar o seguinte:

13.7. Executar a Ferramenta de correcção de registo de DLLs...

A instalação e desinstalação de programas num computador pode, em certos casos, fazer com que os ficheiros COM DLL não sejam registrados. Como as Interfaces COM, tais como IAccessible, dependem do registo correcto das COM DLL, podem ocorrer problemas caso esse registo esteja incorrecto.

Isto pode acontecer após a instalação ou remoção do Adobe Reader, Math Player, Office e outros programas.

A falta do registo pode causar problemas aos navegadores, vários programas, barra de tarefas e outras interfaces.

Os seguintes problemas, especificamente, podem ser resolvidos executando esta ferramenta:

13.8. Recarregar Plugins

Este item, uma vez activado, recarrega todos os plugins globais e módulos de aplicação, sem reiniciar o NVDA, o que pode ser útil para programadores.

14. Sintetizadores de Voz Suportados

Esta secção contém informação sobre os sintetizadores de voz suportados pelo NVDA. Para uma lista ainda mais extensa de sintetizadores de voz, gratuitos e comerciais, que pode comprar e descarregar para usar com o NVDA, por favor, consulte a página de sintetizadores adicionais.

14.1. eSpeak NG

O sintetizador eSpeak NG é incluído directamente no NVDA e não necessita instalar nenhum outro driver ou componente especial. Em Windows 7, 8 e 8.1, o NVDA usa o eSpeak NG como padrão, enquanto em Windows 10 é usado por padrão o Windows OneCore. Tendo em conta que este sintetizador está incluído no NVDA, é uma óptima escolha para quando se executa o NVDA num dispositivo USB ou CD, noutros sistemas.

Cada voz que vem com o eSpeak NG fala num idioma diferente. Existem cerca de 43 idiomas suportados pelo eSpeak NG, e também muitas variantes que se podem escolher, para alterar o som da voz.

Em máquinas com Windows 10, o sintetizador predefinido do NVDA é o Windows OneCore.

14.2. Microsoft Speech API Versão 4 (SAPI 4)

O SAPI 4 é um padrão antigo da Microsoft para os softwares de síntese de voz. O NVDA mantém o suporte para este protocolo, para os utilizadores que ainda tenham sintetizadores SAPI 4 instalados. No entanto, a Microsoft já não dá suporte a este protocolo e os componentes necessários já não estão disponíveis na Microsoft.

Quando este sintetizador é utilizado com o NVDA, as vozes disponíveis, (que se podem aceder a partir da secção Voz do diálogo de configurações ou pelo Anel de configurações de Voz #SynthSettingsRing]) são todas as vozes de todos os motores SAPI 4 que se encontram instalados no seu sistema.

14.3. Microsoft Speech API versão 5 (SAPI 5)

O SAPI 5 é um padrão da Microsoft para os softwares de síntese de voz. Muitos sintetizadores de voz que cumprem com este padrão poderão ser comprados ou descarregados, em várias empresas ou páginas da Internet, ainda que o seu sistema já venha com, pelo menos, uma voz SAPI 5 instalada. Quando este sintetizador é utilizado com o NVDA, as vozes disponíveis, (que se podem aceder a partir da secção Voz do diálogo de configurações ou pelo Anel de configurações de Voz #SynthSettingsRing]) são todas as vozes de todos os motores SAPI 4 que se encontram instalados no seu sistema.

14.4. Microsoft Speech Platform

O Microsoft Speech Platform fornece vozes para vários idiomas, que são normalmente usadas no desenvolvimento de aplicações de fala, em servidores. Estas vozes podem também ser usadas com o NVDA.

Para as usar, precisa de instalar dois componentes:

14.5. Windows OneCore Voices

O Windows 10 inclui novas vozes, conhecidas por "OneCore" ou "mobile". Estas vozes são disponibilizadas para vários idiomas e possuem uma resposta mais rápida que as vozes Microsoft disponíveis através do Microsoft Speech API versão 5. No Windows 10, o NVDA usa o sintetizador Windows OneCore voices por padrão, enquanto o [eSpeak NG é usado nas versões anteriores.

Para adicionar novas vozes Windows OneCore voices, vá a "Definições", "Hora e idioma", e por fim, "Voz". Use o botão "Adicionar vozes" e e pesquise o idioma desejado. Muitos idiomas incluem várias variantes. "Portugal" e "Brasil" são as duas variantes do português. "Reino Unido" e "Austrália" são duas das variants do inglês. Seleccione o idioma principal, como Português ou Inglês, e depois a variante desejada na lista. Seleccione os idiomas desejados e use o botão "Adicionar" para as adicionar. Uma vez adicionadas, reinicie o NVDA.

Por favor, leia este artigo da Microsoft para saber as vozes disponíveis: https://support.microsoft.com/pt-pt/windows/appendix-a-supported-languages-and-voices-4486e345-7730-53da-fcfe-55cc64300f01

15. Linhas Braille Suportadas

Esta secção contém informação sobre as linhas Braille suportadas pelo NVDA.

15.1. Dispositivos que suportam a detecção automática em segundo plano

O NVDA possui a funcionalidade de detectar várias linhas Braille em segundo plano, quer via USB quer via bluetooth. Esta funcionalidade é activada seleccionando "Automática" como a linha Braille a ser usada no diálogo Seleccionar linha Braille do NVDA.. Esta é a opção padrão.

Estas são as linhas que suportam a funcionalidade de detecção automática:

15.2. Freedom Scientific: Séries Focus e PM

Todas as linhas Focus e PM da Freedom Scientific são suportadas, quando conectadas via USB ou Bluetooth. Necessitará dos drivers das linhas Braille da Freedom Scientific instalados no seu sistema. Se ainda não os tem, pode obtê-los em https://www2.freedomscientific.com/downloads/focus-40-blue/focus-40-14-blue-downloads.asp. Apesar desta página apenas mencionar as linhas Focus Blue, os drivers suportam todas as linhas da Freedom Scientific.

Por padrão, o NVDA detecta e liga-se, automaticamente, a estas linhas, quer via USB, quer por Bluetooth. No entanto, ao configurar a linha, pode seleccionar, explicitamente, as portas "USB" ou "Bluetooth", para restringir o tipo de ligação a ser usado. Isto pode ser útil, se quiser ligar a linha Focus ao NVDA, usando Bluetooth, mas sendo possível carregá-la pela porta USB do seu computador. A detecção automática de linhas Braille do NVDA reconhece as linhas via USB ou Bluetooth.

Seguem-se as associações de teclas para esta linha braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação desta linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de atalho
Deslocar a linha braille para trás topRouting1 (primeira célula da linha)
Deslocar a linha braille para a frente topRouting20/40/80 (última célula da linha)
Deslocar a linha braille para trás leftAdvanceBar
Deslocar a linha braille para a frente rightAdvanceBar
Alternar "Braille segue:" leftGDFButton+rightGDFButton
Alternar a acção da roda de deslocamento esquerda leftWizWheelPress
Mover para trás usando a acção da roda de deslocamento esquerda leftWizWheelUp
Mover para a frente usando a acção da roda de deslocamento esquerda leftWizWheelDown
Alternar a acção da roda de deslocamento direita rightWizWheelPress
Mover para Trás usando a acção da roda de deslocamento direita rightWizWheelUp
Mover para a frente usando a acção da roda de deslocamento Direita rightWizWheelDown
Encaminhar para a célula braille routing
Tecla shift+tab espaço+ponto 1+ponto 2
Tecla tab espaço+ponto 4+ponto 5
Tecla seta cima espaço+ponto 1
Tecla seta baixo espaço+ponto 4
Teclas control+seta esquerda espaço+ponto 2
Teclas control+seta direita espaço+ponto 5
Tecla seta esquerda espaço+ponto 3
Tecla seta direita espaço+ponto 6
Tecla home espaço+ponto 1+ponto 3
tecla end espaço+ponto 4+ponto 6
Teclas control+home espaço+ponto 1+ponto 2+ponto 3
Teclas control+end espaço+ponto 4+ponto 5+ponto 6
Tecla alt espaço+ponto 1+ponto 3+ponto 4
Teclas alt+tab espaço+ponto 2+ponto 3+ponto 4+ponto 5
Teclas Alt+Shift+Tab Espaço+ponto1+ponto2+ponto5+ponto6
Teclas Windows+Tab Espaço+ponto2+ponto3+ponto4
Tecla escape espaço+ponto 1+ponto 5
Tecla windows espaço+ponto 2+ponto 4+ponto 5+ponto 6
Tecla Espaço espaço
Teclas windows+d (minimizar todas as aplicações) espaço+ponto 1+ponto 2+ponto 3+ponto 4+ponto 5+ponto 6
Anunciar a linha actual espaço+ponto 1+ponto 4
Menu do NVDA espaço+ponto 1+ponto 3+ponto 4+ponto 5

Para modelos mais recentes da Focus que têm teclas "rocker bar" (focus 40, focus 80 e focus blue):

Nome Tecla de atalho
Move a linha braille para a linha anterior leftRockerBarUp, rightRockerBarUp
Move a linha braille para a linha seguinte leftRockerBarDown, rightRockerBarDown

Apenas para a Focus 80:

Nome Tecla de atalho
Deslocar a linha braille para trás leftBumperBarUp, rightBumperBarUp
Deslocar a linha braille para a frente leftBumperBarDown, rightBumperBarDown

15.3. Optelec: ALVA série 6 / protocol converter

As linhas ALVA BC640 e BC680, da Optelec, são suportadas, quer por USB quer por Bluetooth. Também pode usar uma linha antiga, como a Braille Voyager, usando o Protocol converter, vendido pela Optelec. Não necessita de quaisquer drivers específicos instalados, para utilizar estes terminais. Basta ligar o terminal e configurar o NVDA para o utilizar.

Note que o NVDA pode não conseguir usar uma ALVA BC6 por Bluetooth, se tiver sido emparelhada através do utilitário Bluetooth da ALVA. Se isso acontecer, recomendamos que emparelhe a ALVA através das configurações Bluetooth do Windows.

Estas linhas possuem um teclado Braille, e controlam, elas próprias, a conversão de Braille em texto. Isto significa que o sistema de escrita pelo teclado Braille do NVDA não é usado, e portanto a tabela de escrita Braille não tem nenhum efeito. Para as linhas Braille da ALVA com firmware recente, é possível desactivar a simulação do teclado HID, através de um comando.

Seguem-se as associações de teclas para estas linhas braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação da sua linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de Atalho
Deslocar a linha braille para trás t1, etouch1
Mover a linha braille para a linha anterior t2
Mover a linha Braille para o foco actual t3
Mover a linha braille para a linha seguinte t4
Deslocar a linha braille para a frente t5, etouch3
Encaminhar para a célula braille routing
Anunciar formatação do caracter da célula Braille secondary routing
Alternar simulação de teclado HID t1+spEnter
mover para a primeira linha em revisão t1+t2
mover para a última linha em revisão t4+t5
Alternar "Braille segue:" t1+t3
Anunciar o título etouch2
Anunciar a Barra de Estado etouch4
Teclas shift+tab sp1
Tecla alt sp2, Alt
Tecla escape sp3
Tecla tab sp4
Tecla seta acima spUp
Tecla seta abaixo spDown
Tecla seta esquerda spLeft
Tecla seta direita spRight
Tecla Enter spEnter, Enter
Anunciar hora/data sp2+sp3
Menu do NVDA sp1+sp3
Teclas Windows+d (Minimizar todas as aplicações) sp1+sp4
Teclas windows+b (Mover para a Área de notificações) sp3+sp4
Tecla Windows sp1+sp2, Windows
Teclas alt+tab sp2+sp4
Teclas control+home t3+spUp
Teclas control+end t3+spDown
Tecla home t3+spLeft
Tecla end t3+spRight
Tecla Control control

15.4. Handy Tech

O NVDA suporta a maioria dos terminais da Handy Tech. Para modelos USB mais antigos, precisará de instalar os drivers USB da HandyTech no seu sistema.

Os seguintes modelos não são automaticamente suportados, mas podem ser usados com o Handy Tech universal driver e o extra do NVDA:

Seguem-se as associações de teclas para estas linhas braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação da sua linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de Atalho
Deslocar a linha braille para trás left, up, B3
Deslocar a linha braille para a frente right, down, B6
Mover a linha braille para a linha anterior B4
Mover a linha braille para a linha seguinte B5
Encaminhar para a célula braille routing
Tecla shift+tab esc, triple action key up+down
Tecla alt B2+B4+B5
Tecla escape B4+B6
Tecla tab enter, right triple action key up+down
Tecla enter esc+enter, left+right triple action key up+down, joystickAction
Tecla Seta Acima joystickUp
Tecla seta Abaixo joystickDown
Tecla Seta à esquerda joystickLeft
Tecla seta à direita joystickRight
Menu do NVDA B2+B4+B5+B6
Alternar Braille segue: B2
Alternar cursor Braille B1
Alternar Apresentação do contexto do foco: B7
Alternar teclado Braille space+B1+B3+B4 (espaço+B maiúsculo)

15.5. MDV Lilli

As linhas Braille Lilli, disponíveis em MDV, são suportadas. Não necessitará de quaisquer drivers específicos instalados, para utilizar estes terminais. Basta conectar a linha e configurar o NVDA para a utilizar.

Estas linhas ainda não suportam a detecção automática em segundo plano do NVDA.

Seguem-se as associações de teclas para esta linha braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação desta linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de Atalho
Deslocar a linha braille para Trás LF
Deslocar a linha braille para a frente RG
Mover a linha braille para a linha anterior UP
Mover a linha braille para a linha seguinte DN
Encaminhar para a célula braille route
Tecla shift+tab SLF
Tecla tab SRG
Teclas alt+tab SDN
Teclas alt+shift+tab SUP

15.6. Baum, HumanWare, APH e Orbit

São suportadas várias linhas braille da Baum, HumanWare, APH e Orbit quando ligadas via USB, porta série ou bluetooth. Incluem-se:

Outras linhas braille fabricadas pela Baum poderão igualmente funcionar, porém tal não foi testado.

Se for ligar uma linha, que não use o modo HID, via USB, deverá, primeiro, instalar os drivers USB fornecidos pelo fabricante. As VarioUltra e Pronto! usam HID. As Refreshabraille e Orbit Reader 20 podem usar HID, se devidamente configuradas.

O modo USB serial da Orbit Reader 20 só é actualmente suportado no Windows 10. Regra geral, deve ser usado o modo USB HID.

Seguem-se as associações de teclas para estas linhas Braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação da sua linha Braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de Atalho
Deslocar a linha braille para trás d2
Deslocar a linha braille para a frente d5
Mover a linha braille para a linha anterior d1
Mover a linha braille para a linha seguinte d3
Encaminhar routing

Para linhas braille que tenham um joistick:

Nome Tecla de atalho
Tecla seta acima up
Tecla seta abaixo down
Tecla seta esquerda left
Tecla seta direita right
Tecla Enter select

15.7. hedo ProfiLine USB

A linha hedo ProfiLine USB da hedo Reha-Technik é suportada. Deverá, primeiro, instalar os drivers USB, fornecidos pelo fabricante.

Esta linha ainda não suporta a detecção automática em segundo plano do NVDA.

Seguem-se as associações de teclas para esta linha braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação desta linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de Atalho
Deslocar a linha braille para trás K1
Deslocar a linha braille para a frente K3
Mover a linha braille para a linha anterior B2
Mover a linha braille para a linha seguinte B5
Encaminhar para a célula routing
Alternar "Braille segue:" K2
Leitura contínua B6

15.8. hedo MobilLine USB

A linha hedo MobilLine USB da hedo Reha-Technik é suportada. Deverá, primeiro, instalar os drivers USB, fornecidos pelo fabricante.

Esta linha ainda não suporta a detecção automática em segundo plano do NVDA.

Seguem-se as associações de teclas para esta linha braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação desta linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de Atalho
Deslocar a linha braille para trás K1
Deslocar a linha braille para a frente K3
Mover a linha braille para a linha anterior B2
Mover a linha braille para a linha seguinte B5
Encaminhar para a célula routing
Alternar "Braille segue:" K2
Leitura contínua B6

15.9. HumanWare séries Brailliant BI/B / BrailleNote Touch

A série de linhas braille Brailliant BI e B da HumanWare, incluindo as BI 14, BI 20X, BI 32, BI 40, BI 40X e B 80, são suportadas quando conectadas via USB ou bluetooth. Se as ligar via USB, usando o protocolo Humanware, deverá instalar previamente os drivers fornecidos pelo fabricante. Os drivers USB não serão necessários se utilizar o protocolo OpenBraille.

Os seguintes dispositivos são também suportados, não necessitando de drivers para serem utilizados.

Seguem-se as associações de teclas para estas linhas braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação da sua linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

15.9.1. Comandos para todos os modelos

Nome Tecla de atalho
Deslocar a linha braille para trás left
Deslocar a linha braille para a frente right
Mover a linha braille para a linha anterior up
Mover a linha braille para a linha seguinte down
Encaminhar para a célula braille routing
Alternar "Braille segue:" up+down
Tecla seta cima espaço+ponto 1
Tecla seta baixo espaço+ponto 4
Tecla seta esquerda espaço+ponto 3
Tecla seta direita espaço+ponto 6
Tecla shift+tab espaço+ponto 1+ponto 3
Tecla tab espaço+ponto 4+ponto 6
Tecla alt espaço+ponto 1+ponto 3+ponto 4 (espaço+m)
Tecla escape espaço+ponto 1+ponto 5 (espaço+e)
Tecla enter ponto 8
Tecla windows espaço+ponto 3+ponto 4
Teclas alt+tab espaço+ponto 2+ponto 3+ponto 4+ponto 5 (espaço+t)
Menu do NVDA Espaço + ponto 1+ponto 3+ponto 4+ponto 5 (Espaço+n)
Teclas windows+d (Minimizar todas as aplicações) Espaço + ponto 1+ponto 4+ponto 5 (Espaço+d)
Leitura contínua Espaço + ponto 1+ponto 2+ponto 3+ponto 4+ponto 5+ponto 6

15.9.2. Comandos para Brailliant BI 32, BI 40 e B 80

Nome Tecla de atalho
Menu do NVDA c1+c3+c4+c5 (command n)
Teclas windows+d (Minimizar todas as aplicações) c1+c4+c5 (command d)
Leitura contínua c1+c2+c3+c4+c5+c6

15.9.3. Comandos para Brailliant BI 14

Nome Tecla de atalho
Tecla seta cima joystick up
Tecla seta baixo joystick down
Tecla seta esquerda joystick left
Tecla seta direita joystick right
Tecla enter joystick action

15.10. HIMS: Séries Braille Sense, Braille EDGE, Smart Beetle e Sync Braille

O NVDA suporta as linhas Braille Sense, Braille EDGE, Smart Beetle e Sync Braille da Hims quando conectadas via USB ou bluetooth. Se ligar a linha via USB, necessitará de instalar os drivers USB, da HIMS, no seu sistema. Pode fazer o download dos drivers de http://www.himsintl.com/upload/HIMS_USB_Driver_v25.zip

Seguem-se as associações de teclas para estas linhas braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação da sua linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de atalho
Encaminhar para a célula braille routing
Deslocar a linha Braille para trás leftSideScrollUp, rightSideScrollUp, leftSideScroll
deslocar a linha braille para a frente leftSideScrollDown, rightSideScrollDown, rightSideScroll
Move a linha braille para a linha anterior leftSideScrollUp+rightSideScrollUp
Move a linha braille para a linha seguinte leftSideScrollDown+rightSideScrollDown
Move a linha Braille para a linha anterior em revisão rightSideUpArrow
Move a linha Braille para a linha seguinte em revisão rightSideDownArrow
Move para o caracter anterior em revisão rightSideLeftArrow
Move para o caracter seguinte em revisão rightSideRightArrow
Move para o foco actual leftSideScrollUp+leftSideScrollDown, rightSideScrollUp+rightSideScrollDown, leftSideScroll+rightSideScroll
Tecla control smartbeetle: f1, brailleedge: f3
Tecla Windows f7, smartbeetle: f2
Tecla Alt Ponto1+ponto3+ponto4+Espaço, f2, smartbeetle: f3, brailleedge: f4
Tecla Shift f5
Tecla Insert Ponto2+ponto4+Espaço, f6
Tecla Aplicações Ponto1+ponto2+ponto3+ponto4+Espaço, f8
Tecla CapsLock Ponto1+ponto3+ponto6+Espaço
Tecla Tab Ponto4+ponto5+Espaço, f3, brailleedge: f2
Teclas Shift+Alt+Tab f2+f3+f1
Teclas Alt+Tab f2+f3
Teclas shift+tab Ponto1+ponto2+espaço
Tecla End Ponto4+ponto6+Espaço|
Teclas Control+End Ponto4+ponto5+ponto6+Espaço
Tecla Home Ponto1+ponto3+Espaço, smartbeetle: f4
Teclas Control+Home ponto1+ponto2+ponto3+Espaço
Teclas Alt+F4 Ponto1+ponto3+ponto5+ponto6+Espaço
Tecla Seta à esquerda Ponto3+Espaço, leftSideLeftArrow
Teclas Control+Shift+Seta à esquerda Ponto2+ponto8+Espaço+F1
Teclas control+Seta à esquerda Ponto2+Espaço
Teclas Shift+Alt+Seta à esquerda Ponto2+ponto7+F1
Teclas Alt+Seta à esquerda Ponto2+ponto7
Tecla Seta à direita Ponto6+Espaço, leftSideRightArrow
Teclas Control+Shift+Seta à direita Ponto5+ponto8+Espaço+F1
Teclas Control+Seta à direita Ponto5+Espaço
Teclas Shift+Alt+Seta à direita| Ponto5+ponto7+F1
Teclas Alt+Seta à direita Ponto5+ponto7
Tecla pageUp Ponto1+ponto2+ponto6+Espaço
Teclas Control+PageUp Ponto1+ponto2+ponto6+ponto8+Espaço
Tecla Seta acima Ponto1+Espaço, leftSideUpArrow
Teclas Control+Shift+Seta acima Ponto2+ponto3+ponto8+Espaço+F1
Teclas Control+Seta acima Ponto2+ponto3+Espaço
Teclas Shift+Alt+Seta acima Ponto2+ponto3+ponto7+F1
Teclas Alt+Seta acima Ponto2+ponto3+ponto7
Teclas Shift+Seta acima leftSideScrollDown+Espaço
Tecla pageDown Ponto3+ponto4+ponto5+Espaço
Teclas Control+pageDown Ponto3+ponto4+ponto5+ponto8+Espaço
Tecla Seta abaixo Ponto4+Espaço, leftSideDownArrow
Teclas Control+Shift+Seta abaixo Ponto5+ponto6+ponto8+Espaço+F1
Teclas Control+Seta abaixo Ponto5+ponto6+Espaço
Teclas Shift+Alt+Seta abaixo ponto5+ponto6+ponto7+F1
Teclas Alt+Seta abaixo Ponto5+ponto6+ponto7
Teclas Shift+Seta abaixo Espaço+rightSideScrollDown
Tecla Escape Ponto1+ponto5+Espaço, F4, brailleedge: F1
Tecla Delete Ponto1+ponto3+ponto5+Espaço, Ponto1+ponto4+ponto5+Espaço
Tecla F1 Ponto1+ponto2+ponto5+Espaço
Tecla F3 Ponto1+ponto4+ponto8+espaço
Tecla F4 Ponto7+F3
Teclas Windows+B Ponto1+ponto2+F1
Teclas Windows+D Ponto1+Ponto4+ponto5+F1
Teclas Control+Insert smartbeetle: F1+rightSideScroll
Teclas Alt+Insert smartbeetle: F3+rightSideScroll

15.11. Seika

As linhas braille Seika versão 3, 4 e 5 (40 células) e Seika80 (80 células) da Nippon Telesoft são suportadas. Pode econtrar mais sobre estas linhas e drivers necessários em https://en.seika-braille.com/down/index.html. Deverá, primeiro, instalar os drivers USB fornecidos pelo fabricante.

Estas linhas ainda não suportam a detecção automática em segundo plano do NVDA.

Seguem-se as associações de teclas para esta linha braille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação desta linha braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla de atalho
Deslocar a linha braille para trás left
Deslocar a linha braille para a frente right
Move a linha braille para a linha anterior b3
Move a linha braille para a linha seguinte b4
Alternar "Braille segue:" b5
Leitura contínua b6
tab b1
shift+tab b2
alt+tab b1+b2
Menu do NVDA left+right
Encaminhar para a célula braille routing

15.12. Papenmeier BRAILLEX (Modelos recentes)

São suportadas as seguintes linhas braille:

Estas linhas ainda não suportam a detecção automática em segundo plano do NVDA.

Se estiver instalado o BrxCom, o NVDA usará o BrxCom. O BrxCom é uma ferramenta que permite a introdução de texto pelo teclado da linha Braille, independentemente do leitor de ecrã. É possível utilizar o teclado da Brailex Trio e da Braillex Live Plus.

A maioria dos dispositivos têm uma barra de acesso fácil, EAB - Easy access bar, que permite a operação intuitiva e rápida. A EAB pode ser movida em quatro direcções, em que cada direcção tem, geralmente, dois interruptores. A série-c É a única excepção a esta regra.

A série-C e e algumas outras linhas têm duas linhas de encaminhamento, em que a linha superior é usada para reportar informação de formatação. Mantendo pressionado um dos butões de encaminhamento superiores, e pressionando a EAB nos dispositivos da série-C, simula o segundo estado do interruptor. A série Live tem apenas uma linha de encaminhamento e a EAB tem apenas um passo por direção. O segundo passo pode ser simulado pressionando um dos cursores de encaminhamento e pressionando a EAB na direção correspondente. Pressionando e mantendo as teclas cima, baixo, direita e esquerda (ou a EAB) provoca que a acção correspondente seja repetida.

Geralmente, estão disponíveis as seguintes teclas, nestas linhas braille:

Nome Tecla
l1 Tecla da esquerda à frente
l2 Tecla da esquerda a trás
r1 Tecla da direita à frente
r2 Tecla da direita a trás
up um passo a cima
up2 Dois passos a cima
left Um passo à esquerda
left2 Dois passos à esquerda
right Um passo a direita
right2 Dois passos à direita
dn Um passo a baixo
dn2 Dois passos a baixo

Seguem-se as associações de comandos da Papenmeier para o NVDA:

Nome Tecla de atalho
Deslocar a linha braille para trás left
Deslocar a linha braille para a frente right
Mover a linha braille para a linha anterior up
Mover a linha braille para a linha seguinte dn
Encaminhar para a célula braille routing
Anuncia o caracter actual em revisão l1
Activa o objecto de navegação actual l2
Alternar "Braille segue:" r2
Anuncia o título l1+up
Anuncia a barra de estado l2+down
Move para o objecto que contém up2
Move para o primeiro objecto contido dn2
Move para o objecto anterior left2
Move para o objecto seguinte right2
Anunciar formatação do caracter da célula Braille Linha de encaminhamento superior

O modelo Trio tem 4 teclas adicionais, situadas à frente do teclado Braille. Da esquerda para a direita, são:

Actualmente a right thumb key não está a ser usada. Ambas as teclas interiores estão definidas para Espaço.

Nome Tecla de atalho
Tecla escape espaço mais ponto 7
Tecla Seta Acima espaço mais ponto 2
Tecla Seta Esquerda espaço mais ponto 1
Tecla Seta Direita espaço mais ponto 4
Tecla Seta Abaixo espaço mais ponto 5
Tecla control lt+ponto 2
Tecla alt lt+ponto 3
Teclas control+escape espaço mais ponto 1 2 3 4 5 6
Tecla tab espaço mais ponto 3 7

15.13. Papenmeier BRAILLEX (Modelos antigos)

Os seguintes modelos são suportados:

Note que estas linhas só podem ser ligadas por porta série. Por isso, estas linhas não suportam a detecção automática em segundo plano do NVDA. Deve seleccionar a porta onde está ligada a linha Braille após seleccionar este tipo de linhas, no diálogo Seleccionar linha Braille.

Alguns dispositivos têm uma barra de acesso fácil, EAB - Easy access bar, que permite a operação intuitiva e rápida. A EAB pode ser movida em quatro direcções, em que cada direcção tem, geralmente, dois interruptores. Pressionando e mantendo as teclas cima, baixo, direita e esquerda (ou a EAB) provoca que a acção correspondente seja repetida. Os modelos antigos não possuem EAB, e, em vez dela, são usadas as teclas frontais.

Geralmente, estão disponíveis as seguintes teclas, nestas linhas braille:

Teclas Função
l1 Tecla da esquerda à frente
l2 Tecla da esquerda a trás
r1 Tecla da direita à frente
r2 Tecla da direita a trás
up um passo a cima
up2 Dois passos a cima
left Um passo à esquerda
left2 Dois passos à esquerda
right Um passo a direita
right2 Dois passos à direita
dn Um passo a baixo
dn2 Dois passos a baixo

Seguem-se as associações de comandos da Papenmeier para o NVDA:

Dispositivos com EAB

Nome Tecla de atalho
Desloca a linha braille para trás left
Desloca a linha braille para a frente right
Move a linha braille para a linha anterior up
Move a linha braille para a linha seguinte dn
Encaminhar para a célula braille routing
Anuncia o caracter actual em revisão l1
Activa o objecto de navegação actual l2
Anuncia o título l1+up
Anuncia a barra de estado l2+down
Move para o objecto que contém up2
Move para o primeiro objecto contido dn2
Move para o objecto anterior left2
Move para o objecto seguinte right2
Anuncia a formatação do caracter da célula Braille Linha de encaminhamento superior

BRAILLEX Tiny:

Nome Tecla de atalho
Desloca a linha braille para trás left
Desloca a linha braille para a frente right
Move a linha braille para a linha anterior up
Move a linha braille para a linha seguinte dn
Anuncia o caracter actual em revisão l1
Activa o objecto de navegação actual l2
Alternar "Braille segue:" r2
Move para o objecto que contém r1+up
Move para o primeiro objecto contido r1+dn
Move para o objecto anterior r1+left
Move para o objecto seguinte r1+right
Anuncia a formatação do caracter da célula Braille Linha de encaminhamento superior
Anuncia o título l1+up
Anuncia a barra de estado l2+down

BRAILLEX 2D Screen:

Nome Tecla de atalho
Desloca a linha braille para trás left
Desloca a linha braille para a frente right
Move a linha braille para a linha anterior up
Move a linha braille para a linha seguinte dn
Anuncia o caracter actual em revisão l1
Activa o objecto de navegação actual l2
Alternar "Braille segue:" r2
Move para o objecto que contém up2
Move para o primeiro objecto contido dn2
Move para o objecto anterior left2
Move para o objecto seguinte right2
Anuncia a formatação do caracter da célula Braille Linha de encaminhamento superior

15.14. HumanWare BrailleNote

O NVDA suporta os notetakers BrailleNote da Humanware quando usados como linha Braille. Os seguintes modelos são suportados:

Para o BrailleNote Touch, veja a secção HumanWare séries Brailliant BI/B / BrailleNote Touch

Excepto para o BrailleNote PK, quer o teclado Braille (BT) quer o teclado QWERTY (QT) são suportados. Para o BrailleNote QT, a emulação do teclado PC não é suportada. Também pode introduzir Braille usando o teclado QWERTY do modelo QT. Por favor, consulte a secção Terminal Braille do manual do BrailleNote para mais informações.

Se o seu dispositivo suporta mais de um tipo de ligação, ao ligar o BrailleNote ao NVDA, deve configurar o braille terminal port nas opções de braille terminal. Por favor, consulte os detalhes no manual do BrailleNote. No NVDA, também precisa de configurar a porta, nas configurações do Braille. Se estiver a utilizar a ligação USB ou bluetooth, pode configurar a porta para "Automática", "USB" ou "Bluetooth", dependendo das opções disponíveis. Se estiver a usar a ligação pela porta série, um conversor USB para serial ou se nenhuma das opções anteriores aparecer, tem de configurar a porta a ser usada da lista de portas de comunicação de hardware.

Antes de ligar o BrailleNote Apex usando a interface de cliente USB, deve instalar primeiro os drivers fornecidos pela HumanWare.

No BrailleNote Apex BT, pode usar a roda de deslocamento, situada entre os pontos 1 e 4, para vários comandos do NVDA. A roda de deslocamento consiste de 4 pontos directionais, um botão central de confirmação e uma roda que pode rodar nas duas direcções.

Seguem-se as associações de comandos do BrailleNote para o NVDA. Por favor, consulte a documentação do BrailleNote para saber a localização das teclas.

Nome Tecla de atalho
Deslocar a linha braille para trás back
Deslocar a linha braille para a frente advance
Mover a linha braille para a linha anterior previous
Mover a linha braille para a linha seguinte next
Encaminhar para a célula braille routing
Menu do NVDA Espaço+ponto1+ponto3+ponto4+ponto5 (Espaço+n)
Alternar "Braille segue:" previous+next
Tecla Seta Acima espaço+ponto 1
Tecla Seta Abaixo espaço+ponto 4
Tecla Seta Esquerda espaço+ponto 3
Tecla Seta Direita espaço+ponto 6
Tecla Page up espaço+ponto 1+ponto 3
Tecla Page down espaço+ponto 4+ponto 6
Tecla Home espaço+ponto 1+ponto 2
Tecla End espaço+ponto 4+ponto 5
Teclas Control+home espaço+ponto 1+ponto 2+ponto 3
Teclas Control+end espaço+ponto 4+ponto 5+ponto 6
Tecla Espaço space
Tecla Enter espaço+ponto 8
Tecla Backspace espaço+ponto 7
Tecla Tab espaço+ponto 2+ponto 3+ponto 4+ponto 5 (espaço+t)
Teclas Shift+tab espaço+ponto 1+ponto 2+ponto 5+ponto 6
Tecla Windows espaço+ponto 2+ponto 4+ponto 5+ponto 6 (espaço+w)
Tecla Alt espaço+ponto 1+ponto 3+ponto 4 (espaço+m)
Alternar o modo de ajuda de entrada espaço+ponto 2+ponto 3+ponto 6 (espaço+h rebaixado)

Seguem-se os comandos para o BrailleNote QT quando não está no modo de digitação Braille.

Nome Tecla de atalho
Menu do NVDA read+n
Tecla Seta acima upArrow
Tecla Seta abaixo downArrow
Tecla seta esquerda leftArrow|
Tecla seta direita rightArrow
Tecla Página acima function+upArrow
Tecla Página abaixo function+downArrow
Tecla Home function+leftArrow
Tecla End function+rightArrow
Teclas Control+home read+t
Teclas Control+end read+b
Tecla Enter enter
Tecla Backspace backspace
Tecla Tab tab
Teclas Shift+tab shift+tab
Tecla Windows read+w
Tecla Alt read+m
Alternar o modo de ajuda de entrada read+1

Seguem-se os comandos associados à roda de deslocamento:

Nome Tecla de atalho
Tecla Seta acima upArrow
Tecla Seta abaixo downArrow
Tecla Seta esquerda leftArrow
Tecla Seta direita rightArrow
Tecla Enter center button
Tecla Tab scroll wheel no sentido dos ponteiros do relógio
Teclas Shift+tab scroll wheel no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio

15.15. EcoBraille

O NVDA suporta as linhas Braille EcoBraille da ONCE. Os modelos seguintes são suportados:

No NVDA, pode configurar a que porta série a linha está ligada, no diálogo "configurações de Braille". Estas linhas ainda não suportam a detecção automática em segundo plano do NVDA.

Seguem-se as associações de comandos para as linhas EcoBraille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação EcoBraille em para uma descrição da localização das teclas.

Nome Tecla de atalho
Deslocar a linha braille para trás T2
Deslocar a linha braille para a frente T4
Mover a linha braille para a linha anterior T1
Mover a linha Braille para a linha seguinte T5
Encaminhar para a célula Braille Routing
Activar o objecto de navegação actual T3
Mudar para o modo de revisão seguinte F1
Mover para o objecto que contém F2
Mudar para o modo de revisão anterior F3
Mover para o objecto anterior F4
Anunciar o objecto actual F5
Mover para o objecto seguinte F6
Mover para o objecto em foco F7
Mover para o primeiro objecto contido F8
Mover o foco do sistema ou o cursor para o objecto actual da revisão F9
Anunciar localização do cursor de revisão F0
Alternar "Braille segue:" A

15.16. SuperBraille

O dispositivo SuperBraille, quase exclusivamente usado em Taiwan, pode ser ligado por USB ou porta série. Como o SuperBraille não tem nenhuma tecla ou botões físicos, todos os comandos têm de ser executados pelo teclado do PC. Por isso, e para manter a compatibilidade com outros leitores de ecrã em Taiwan, foram criados dois comandos para deslocar a linha Braille:

Nome Tecla
Mover a linha Braille para trás Menos do bloco numérico
Mover a linha Braille para a frente Mais do bloco numérico

15.17. Eurobraille Esys/Esytime/Iris displays

As linhas Braille Esys, Esytime e Iris da Eurobraille são suportadas pelo NVDA. Esys e Esytime-Evo são suportadas, quando ligadas quer por USB ou bluetooth. As Esytime antigas apenas são suportadas via USB. As Iris apenas podem ser ligadas por portas série. Não é possível a detecção automática da porta, portanto, após escolher a linha Braille, é necessário escolher a porta correcta à qual a linha está ligada.

As linhas Iris e Esys têm um teclado Braille com 10 teclas. As duas teclas colocadas como se fossem a tecla Espaço, são a Retrocesso, à esquerda, e o Espaço à direita.

Seguem-se as associações de comandos das linhas EuroBraille com o NVDA. Por favor, consulte a documentação destas linhas Braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Name Key
Mover a linha Braille para trás switch1-6left, l1
Mover a linha Braille para a frente switch1-6Right, l8
Mover para o foco actual switch1-6Left+switch1-6Right, l1+l8
Encaminhar para a célula Braille routing
Anunciar a formatação do caracter da célula Braille Linha de encaminhamento superior
Mover a linha braille para a linha anterior em revisão joystick1Up
Mover a linha braille para a linha seguinte em revisão joystick1Down
Mover a linha braille para o caracter anterior em revisão joystick1Left
Mover a linha braille para o caracter seguinte em revisão joystick1Right
Mudar para o modo de revisão anterior joystick1Left+joystick1Up
Mudar para o modo de revisão seguinte joystick1Right+joystick1Down
Apagar a última célula Braille ou caracter introduzido backSpace
Converter a introdução Braille e pressionar a tecla enter backSpace+space
Tecla Insert dot3+dot5+space, l7
Tecla Delete dot3+dot6+space
Tecla Home dot1+dot2+dot3+space, joystick2Left+joystick2Up
Tecla End dot4+dot5+dot6+space, joystick2Right+joystick2Down
Tecla Seta à esquerda dot2+space, joystick2Left, leftArrow
Tecla Seta à direita dot5+space, joystick2Right, rightArrow
Tecla Seta para cima dot1+space, joystick2Up, upArrow
Tecla Seta para baixo dot6+space, joystick2Down, downArrow
Tecla enter joystick2Center
Tecla PageUp dot1+dot3+space
Tecla PageDown| dot4+dot6+space
numpad1 dot1+dot6+backspace
numpad2 dot1+dot2+dot6+backspace
numpad3 dot1+dot4+dot6+backspace
numpad4 dot1+dot4+dot5+dot6+backspace
numpad5 dot1+dot5+dot6+backspace
numpad6 dot1+dot2+dot4+dot6+backspace
numpad7 dot1+dot2+dot4+dot5+dot6+backspace
numpad8 dot1+dot2+dot5+dot6+backspace
numpad9 key dot2+dot4+dot6+backspace
numpadInsert dot3+dot4+dot5+dot6+backspace
numpadDelete| dot2+backspace
numpadBarra dot3+dot4+backspace
numpadAsterisco dot3+dot5+backspace
numpadMenos dot3+dot6+backspace
numpadMais dot2+dot3+dot5+backspace
numpadEnter dot3+dot4+dot5+backspace
Tecla Escape dot1+dot2+dot4+dot5+space, l2
Tecla Tab dot2+dot5+dot6+space, l3
Teclas Shift+Tab dot2+dot3+dot5+space
Tecla PrintScreen dot1+dot3+dot4+dot6+space
Tecla Pause dot1+dot4+space
Tecla Aplicações dot5+dot6+backspace
Tecla F1 dot1+backspace
Tecla F2 dot1+dot2+backspace
Tecla F3 dot1+dot4+backspace
Tecla F4 dot1+dot4+dot5+backspace
Tecla F5 dot1+dot5+backspace
Tecla F6 dot1+dot2+dot4+backspace
Tecla F7 dot1+dot2+dot4+dot5+backspace
Tecla F8 dot1+dot2+dot5+backspace
Tecla F9 dot2+dot4+backspace
Tecla F10 dot2+dot4+dot5+backspace
Tecla F11 dot1+dot3+backspace
Tecla F12 dot1+dot2+dot3+backspace
Tecla Windows dot1+dot2+dot3+dot4+backspace
Tecla CapsLock dot7+backspace, dot8+backspace
Tecla NumLock dot3+backspace, dot6+backspace
Tecla Shift dot7+space, l4
Prender tecla Shift dot1+dot7+space, dot4+dot7+space
Tecla Control dot7+dot8+space, l5
Prender tecla Control dot1+dot7+dot8+space, dot4+dot7+dot8+space
Tecla Alt dot8+space, l6
Prender tecla Alt dot1+dot8+space, dot4+dot8+space
Alternar simulação de teclado HID Esytime):l1+joystick1Down, esytime):l8+joystick1Down

15.18. Linhas Nattiq nBraille

O NVDA suporta as linhas Braille da Nattiq Technologies quando ligadas por USB. O Windows 10 detecta-as assim que são ligadas, podendo necessitar de instalar os drivers USB, se usar uma versão mais antiga do Windows. Pode obtê-los nas páginas web do fabricante.

Seguem-se as associações de comandos das linhas NBraille da Nattiq Technologies com o NVDA. Por favor, consulte a documentação destas linhas Braille para obter a descrição de onde estas teclas podem ser encontradas.

Nome Tecla
Deslocar a linha Braille para trás up
Deslocar a linha Braille para a frente down
Move a linha braille para a linha anterior left
Move a linha braille para a linha seguinte right
Encaminhar para a célula braille routing

15.19. BRLTTY

O BRLTTY é um programa adicional que pode ser usado para suportar muito mais linhas Braille. Para utilizá-lo, terá que instalar o BRLTTY para o Windows. Para isso, deverá efectuar o download e instalar o último pacote de instalação, que se denominará, por exemplo, brltty-win-4.2-2.exe. Quando configurar a linha e porta a utilizar, certifique-se de prestar muita atenção às instruções, especialmente se está a utilizar uma linha USB e já tem as drivers do fabricante instaladas.

Para as linhas com teclado Braille, actualmente, o BRLTTY trata da escrita em Braille. Por isso, a tabela de conversão da escrita do NVDA é irrelevante

O BRLTTY não está envolvido na detecção automática em segundo plano do NVDA.

Seguem-se as associações de teclas do BRLTTY com o NVDA. Por favor, consulte na documentação do BRLTTY as tabelas de associação de teclas do BRLTTY para informação sobre como os comandos do BRLTTY são mapiados nas linhas braille.

Nome Comando BRLTTY
Mover a linha braille para trás fwinlt (go left one window)
Mover a linha braille para a frennte fwinrt (go right one window)
Mover a linha braille para a linha anterior lnup (go up one line)
Mover a linha braille para a linha seguinte lndn (go down one line)
Encaminhar para a célula braille route (bring cursor to character)

16. tópicos Avançados

16.1. Opções de linha de comandos

O NVDA pode aceitar uma ou mais opções adicionais, quando inicia, que alteram o seu comportamento. Pode passar todas as opções que necessitar. Estas opções podem ser passadas ao iniciar a partir de um atalho (nas propriedades do atalho), a partir do diálogo Executar (Menu Iniciar -> Executar ou Windows+r) ou a partir da linha de comandos. As opções devem ser separadas do nome do ficheiro executável do NVDA e de outras opções por um espaço. Por exemplo, uma opção útil é --disable-addons, que indica ao NVDA para suspender todos os extras. Isto permite determinar se um problema é provocado por algum extra e para recuperar de um problema grave provocado por um extra.

Como exemplo, pode sair da cópia em execução do NVDA escrevendo o seguinte na janela Executar::

nvda -q

Algumas das opções têm uma versão curta e uma longa, enquanto algumas só têm a longa. Para as que têm uma versão curta, pode combiná-las como se segue:

nvda -mc CONFIGPATH Isto iniciará o NVDA com os sons e mensagens de início desactivadas e a configuração especificada
nvda -mc CONFIGPATH --disable-addons| Igual à anterior mas também com os extras desactivados

Algumas das opções da linha de comando aceitam parâmetros adicionais, por exemplo quão detalhado o ficheiro de log deve ser ou o caminho para as configurações do utilizador. Esses parâmetros devem ser colocados depois da opção, separados da opção por um espaço, se estivermos a usar a versão curta ou um sinal de igual (=), se usarmos a versão longa. Por exemplo:

nvda -l 10 Informa o NVDA para iniciar com o nível de registo definido para depuração
nvda --log-file=c:\nvda.log Informa o NVDA para escrever o ficheiro de log em c:\nvda.log
nvda --log-level=20 -f c:\nvda.log Informa o NVDA para iniciar com o nível de registo definido para info e para guardar o ficheiro em c:\nvda.log

Seguidamente, apresentam-se as opções para a linha de comando para o NVDA

Curta Longa Descrição
-h --help Mostra a ajuda da linha de comandos e sai
-q --quit Sai da cópia em execução do NVDA
-k --check-running Anuncia se o NVDA está em execução via código de saída; 0 se em execução, 1 se não em execução
-f NomeDoFicheiroDeRegisto --log-file=NomeDoFicheiroDeRegisto Especifica em que ficheiro devem ser escritas as informações de registo
-l NivelDeRegisto --log-level=NivelDeRegisto O nível mais baixo de mensagens registadas (depuração 10, info 20, aviso 30, erro 40, crítico 50), o padrão é aviso
-c CAMINHO --config-path=CAMINHO O caminho para onde estão as configurações do NVDA
-m --minimal Sem sons, sem interface, sem mensagem de início, etc
-s --secure Modo seguro: desactiva a consola de Python, funcionalidades dos perfis, tais como criação, remoção, renomiação, etc., verificação de actualizações, algumas caixas de verificação no diálogo de boas vindas, e na secção Gerais das Configurações (por exemplo, "Usar o NVDA no início de sessão do Windows", "guardar configurações ao sair", etc.), e também as opções de registo. Note que este comando também desactiva a possibilidade guardar as configurações nas configurações do sistema e as alterações à janela "Definir comandos" não serão guardadas no disco.
None --disable-addons Os extras serão desacttivados
None --debug-logging Activa o nível de registo para Depuração apenas para a próxima execução. Esta definição substitui qualquer outra definição para o nível de registo ( --loglevel, -l) argumento dado, incluindo sem registo.
None --no-logging Desactiva totalmente o registo ao usar o NVDA. Esta configuração pode ser sobreescrita se um nível de registo ( --loglevel, -l) for especificado from pela linha de comando ou se o registo em depuração estiver activado.
None --no-sr-flag Não alterar a flag que sinaliza a presença de um leitor de ecrã no sistema
None --install Installa o NVDA e inicia a cópia instalada
None --install-silent Instala o NVDA silenciosamente e não inicia a cópia instalada
None --enable-start-on-logon=True|False Ao instalar, activa o Usar o NVDA no início de sessão do Windows
None copy-portable-config Ao instalar copiar a configuração portátil (config-path, -c) para a conta do utilizador
None --create-portable Cria uma cópia portátil do NVDA iniciando a cópia criada. Requer que --portable-path seja especificado
None --create-portable-silent Cria uma cópia portátil do NVDA sem iniciar a cópia criada. Requer que --portable-path seja especificado
None --portable-path=PORTABLEPATH O caminho da pasta onde a cópia portátil vai ser criada

16.2. Parâmetros do Sistema

O NVDA permite que a configuração de alguns valores no registo do sistema , alterem o comportamento do NVDA em relação às variáveis do sistema. Esses valores são guardados no registo numa das seguintes chaves:

Os seguintes valores podem ser configurados nestas chaves:

Nome Tipo Valores possíveis Descrição
configInLocalAppData DWORD 0 (padrão) para desactivar, 1 para activar Se activo, guarda as configurações do utilizador do NVDA na pasta appdata\local, em vez de appdata\roaming
serviceDebug DWORD 0 (padrão) para desactivar, 1 para activar Se activo, desactiva o modo seguro em janelas do Ambiente seguro do windows, permitindo o uso da Consola de Python e Visualizador de registo. Devido às graves implicações de segurança, o uso desta opção é fortemente desaconselhado!

17. Mais Informações

Se necessitar de mais informações ou suporte ao o NVDA, por favor, visite a página Internet do NVDA em https://www.nvaccess.org/. Aqui poderá encontrar documentação adicional, bem como suporte técnico e recursos da comunidade. Estas páginas também fornecem informações referentes ao desenvolvimento do NVDA.